Chamadas

Como consultar o NIRE através do CNPJ?

O NIRE significa Número de Identificação do Registro de Empresas, ou seja, é o registro da empresa na Junta Comercial do seu Estado. Sua função é  comprovar que a empresa existe oficialmente e está devidamente registrada na Junta. Cada Estado possui sua própria Junta Comercial.

Como o NIRE é composto, o que representa?

O NIRE é composto de onze dígitos, sendo eles assim divididos:

  1. Os dois primeiros dígitos são referentes ao código pré-estabelecido do estado em que a empresa atua;
  2. O terceiro dígito diz respeito ao tipo jurídico da sociedade (se é empresário individual, sociedade anônima, sociedade limitada, cooperativa, consórcio, etc.);
  3. Os próximos sete dígitos são referentes ao registro na junta;
  4. O dígito final é verificador;

Não podem existir dois números NIRE iguais, ele é único para identificação de cada empresa registrada na junta comercial. De posse do NIRE, é possível fazer uma consulta pública no site da Junta Comercial para verificar os dados e a situação formal da empresa.

Leia também: CNPJ: normas são estabelecidas pela Receita Federal

NIRE é diferente de CNPJ

O NIRE não deve ser confundido com os outros registros da empresa, como o CNPJ, a Inscrição Municipal ou a Inscrição Estadual. São todos registros diferentes.

Após ter um NIRE, geralmente a empresa solicita o registro na Receita Federal, via DBE, onde vai receber o número de CNPJ. Com o CNPJ, a empresa deve solicitar na prefeitura o alvará de funcionamento para poder iniciar as atividades da empresa.

Em alguns setores de atividade é obrigatório que a empresa possua uma Inscrição Estadual (IE), geralmente obtida na Secretaria Estadual de Fazenda, bem como a Inscrição Municipal no caso de empresas prestadoras de serviços contribuintes do ISS.

Atualmente, em alguns estados, o processo é único. Ao fazer a abertura da empresa, ela já sai da junta comercial com todos os registros necessários para iniciar as atividades: CNPJ, NIRE, IE e IM.

NIRE deixou de ser obrigatório

Todavia, o NIRE deixou de ser obrigatório desde 2019. Essa medida teve como objetivo simplificar o processo burocrático de abertura das empresas. 

Essa foi uma das inovações trazidas pela Lei de Liberdade Econômica  que foi tornar facultativo o NIRE. Para MEIs, esse número não é necessário; para as demais empresas, ele pode ter como objetivo alguns benefícios, principalmente quanto ao nome fantasia da empresa.

Como consultar o NIRE de uma empresa pelo CNPJ?

Como o NIRE é um número de registro mantido pela junta comercial de cada estado brasileiro, para consultar o NIRE de um CNPJ é necessário você entrar no site da junta comercial do seu estado e procurar a opção para gerar a Certidão Simplificada.

Nessa certidão apresentam-se as informações cadastrais do CNPJ consultado que está no registro da empresa na junta comercial, além é claro, no número NIRE vinculado ao CNPJ consultado.

Faça uma consulta pública do NIRE no site da Junta Comercial do seu Estado para saber se uma determinada empresa está registrada formalmente.

Leia também: Mudanças previstas para o MEI em 2023

Como obter o NIRE?

Todavia, caso um negócio ainda deseje obter o NIRE isso é possível. Basta buscar a Junta Comercial do seu estado e apresentar os seguintes documentos:

  • cópia autenticada do RG e CPF;
  • contrato social ou de empresário individual;
  • ficha de cadastro nacional;
  • comprovante do pagamento de taxas;
  • requerimento de solicitação preenchido.

Mas antes de fazer isso, é importante saber que para obter o NIRE é preciso escolher um nome fantasia único. Ou seja, não pode existir outro empreendimento já utilizando a marca pretendida.

Por fim, depois de aprovados os documentos, as informações básicas do negócio ficam disponíveis para qualquer interessado na Junta Comercial.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

10 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

11 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

14 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

15 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

16 horas ago