O encerramento do programa Auxílio Brasil e a extinção do Bolsa Família para dar espaço ao novo programa de distribuição de renda do governo Auxílio Brasil fez com que muita gente corresse atrás de como se inscrever no novo benefício.
Vale lembrar que os inscritos do Bolsa Família que vinham recebendo o Auxílio Emergencial e demais beneficiários do antigo programa foram migrados automaticamente para o novo benefício do governo.
Para os demais casos é necessário a compatibilidade com a renda de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza e também a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CadÚnico).
Vamos entender o que configura uma família pobre e de extrema pobreza:
Além de priorizar os mais vulneráveis segundo portaria do Ministério da Cidadania, também teremos a identificação de cidades com menor cobertura do Auxílio Brasil.
Assim, para que ocorra a seleção, as famílias habilitadas ao programa em cada cidade, serão ordenados os seguintes critérios, sucessivamente.
É importante lembrar que, ter carteira assinada, CNPJ aberto como Microempreendedor Individual (MEI), aposentadoria ou outra fonte de renda não impede a concessão do Auxílio Brasil.
No mais, a renda que os familiares obtiverem com trabalhos eventuais estará sujeita a contabilização da renda por pessoa para a concessão do benefício.
O primeiro passo para identificar se irá receber ou não o Auxílio Brasil é verificar a inscrição do CadÚnico, a consulta pode ser feita através da plataforma Meu Cadastro Único também disponível em celulares Android e iOS.
Pela plataforma é possível saber se o cadastro está completo ou se precisa de uma nova atualização assim como saber quais programas sociais o cidadão recebe e possibilita ainda a impressão de comprovantes.
Além disso, o governo também lançou o aplicativo para celulares Auxílio Brasil, que nada mais é do que uma atualização em cima do antigo app Bolsa Família.
Por meio do aplicativo é possível realizar a consulta por meio do CPF para saber se a inscrição está aceita. Por hora, somente os beneficiários do Bolsa Família estão podendo consultar a liberação. Mas assim que confirmado os demais cidadãos que aguardam a concessão também poderão realizar a consulta
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…