Chamadas

Como dar entrada na aposentadoria em 2022?

A Aposentadoria é o sonho de vários brasileiros, porém a Reforma da Previdência, trouxe mudanças para obtenção de benefícios junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

No artigo de hoje você vai aprender a como dar entrada e qual a documentação necessária para obter a aposentadoria em 2022. 

Modalidades de Aposentadorias do INSS em 2022

Como mencionei acima, a Reforma da Previdência trouxe uma série de mudanças para os benefícios do INSS, por isso o primeiro passo é conhecer quais são as aposentadorias que podem ser solicitadas no ano que vem. 

Aposentadoria Especial: esse benefício é destinado àqueles que realizaram suas atividades laborais em locais insalubres, expostos a agentes nocivos a sua integridade física ou nocivos à saúde, lembrando que a atividade deve ter sido exercida por, 15, 20 ou 25 anos. 

Aposentadoria da pessoa com deficiência: esse benefício é destinado ao portador de deficiência e pode ser tanto por tempo de contribuição quanto por idade, porém nesse caso é necessário comprovar ao menos 180 contribuições junto ao INSS e ter idade mínima de 55 anos para as mulheres e 60 anos para os homens. 

Aposentadoria por tempo de Contribuição: essa modalidade de aposentadoria já não existe mais, pois foi extinta pela Reforma da Previdência, no entanto, aquele cidadão que possui o direito adquirido, ou seja, quem completou os requisitos para obtenção deste benefício até a data de setembro de 2019, continuam tendo direito a aposentadoria por tempo de contribuição. 

Aposentadoria Rural: como o próprio nome já diz esse benefício é destinado aqueles que realizaram suas atividades em áreas rurais, ele pode ser concedido tanto por idade, quanto por tempo de contribuição e é necessário ter trabalhado no mínimo 15 anos nessa atividade, quanto a idade mínima necessária é de 55 anos para as mulheres e 60 anos para os homens. 

Aposentadoria por Invalidez: esse benefício é destinado ao segurado que se encontra permanentemente incapacitado de realizar suas atividades laborais, seja por motivo de doença ou acidente de trabalho. 

Aposentadoria por idade: para obter aposentadoria em 2022 será necessário além da idade mínima de 65 anos para os homens e 61 anos e 6 meses para as mulheres é preciso também 15 anos de contribuição para as elas e 20 anos para eles. 

Principais documentos para se aposentar

Para obter qualquer benefício junto ao INSS é importante ter consigo os documentos necessários para sua liberação, por isso, junte toda a documentação que for preciso para requerer seu benefício. 

Os documentos devem ser digitalizados para serem analisados pelo servidor do INSS, pode ser tirando foto ou digitalizando o documento, confira agora a lista com alguns dos principais documentos exigidos pelo Instituto.

  • Documentação de Identificação
  • Carteira de Trabalho caso você não tenha sua CTPS é possível recuperar os registros das atividades exercidas em empresas por meio do CNIS.
  • Comprovante de Residência
  • Comprovante por Escrito (opcional)
  • Comprovante de atividade especial, no exterior ou rural
  • Carnês de Contribuição em situações onde o segurado realiza os pagamentos direto ao Instituto.

Lembre-se que os documentos podem variar conforme a modalidade de aposentadoria que o segurado está solicitando junto ao Instituto.

Como dar entrada na aposentadoria?

O primeiro passo após separar sua documentação é conferir se todas as atividades realizadas constam no seu CNIS, pois assim será possível identificar se o período de contribuição junto ao INSS está correto. 

Você pode obter o seu Registro de Empregos por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) através do site meu INSS, também indicamos que consulte um bom advogado previdenciarista para te ajudar a identificar qual o benefício mais vantajoso para você conforme sua situação. 

Você pode solicitar sua aposentadoria pelo Portal ou Aplicativo Meu INSS disponível para IOS e Android, ou através do telefone 135 que funciona de segunda a sábado das 07h às 22h conforme horário de Brasília. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

11 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

19 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

20 horas ago