Fique Sabendo

Como defender seu negócio da Pandemia?

Nunca poderíamos imaginar que o mundo iria parar por causa de uma doença. Claro, que a gente já ouviu falar da gripe espanhola em 1918, que foi uma pandemia do vírus influenza incomumente mortal, onde 500 milhões de pessoas (1/4 da população mundial na época) foi infectada.

Mas, nós fomos surpreendidos com a covid-19, que obrigou as pessoas a ficarem em casa, num verdadeiro isolamento social. Rotinas foram mudadas e o estilo de vida também. Foi uma medida drástica trancarem as pessoas em casa, para poder ser feito o combate contra o vírus.
A quarentena obrigou empresas fecharem temporariamente, paralisando as linhas de produção, bem como bares, restaurantes e vários outros tipos de serviços, dando um verdadeiro choque na produção, e também na oferta.

O mundo está preocupado, todos estamos preocupados com os rumos da economia, tanto lá fora como aqui. E temos a certeza que a dinâmica de trabalho por um tempo não voltará a ser plenamente como antes. Temos que procurar alternativas e às idéias inovadoras para manter o funcionamento saudável dos negócios.

O coronavírus colocou o sistema capitalista à prova. A grande pergunta agora é como iremos desdobrar essa crise e como os microempreendedores individuais irão encontrar caminhos para levar seus negócios adiante.

Tudo indica que os pequenos e microempreendedores terão que manter o foco e ter planejamento e gestão. Mas, primeiro terá que ser avaliado até onde a covid-19 está afetando seus negócios. Será que vai poder continuar vendendo e que cuidados terá de ter.

O momento é ideal para cortar custos, enxugar os custos da empresa e evitar estoques grandes. Negociar com os fornecedores, rever investimentos e buscar a prestação de serviços e vendas à distância. Siga o exemplo da área de comida, que intensificou o Delivery.

Sempre tendo o cuidado de como esse produto vai chegar ao cliente, em dias de pandemia, a higiene é mais importante do que antes.

Bom, você vai ter que ver se seu negócio vai poder fazer entregas. Se for possível, usar de maneira inteligente a divulgação para os seus clientes. E importante os recursos que vai precisar para isso acontecer.

A paralisação que impacto econômico vai ter para o Microempreendedor Individual?

Cada setor terá um impacto diferente, mas sabemos que toda a economia será afetada. Levando em conta que o MEI dispõe de pouco capital, com certeza vai estar mais exposto.

Nesse momento é hora de buscar uma boa orientação profissional, e ficar atento às medidas do governo que estão sendo preparadas para as micro e pequenas empresas. O microempreendedor individual vai poder consultar o Sebrae de forma online.

O MEI deve estar sempre em contato com os seu clientes, nesse momento complicado. Usando as redes sociais, telefonando, passando e-mails e usando o WhatsApp. Não abandonar nunca o seu cliente.

A dinâmica de trabalho

Uma curiosidade podemos notar, o isolamento social intensificou a entrega em domicílio. Muitos negócios só podem vender dessa forma e o que fez o mercado se adaptar a atual realidade. Estar sempre disponível na Internet é uma forma de ajudar seu cliente na decisão de sua compra.

Na hora de vender use o marketing places, aplicativos, redes sociais e até o WhatsApp e telefone.

Facilite para que seu cliente pague pela compra online que fez com você, use ferramentas como: boleto bancário, links, transferências, cartão. Já nas compras mais próximas, existe a possibilidade de receber na hora da entrega.

Para continuar no mercado e ter seu CNPJ ativo nesse momento complicado, é se adaptar bem rápido e ser criativo para continuar com o seu negócio ativo.

Entenda melhor as mudanças, buscando informações para entender o comportamento de compra de seu cliente. Candolando os custos e focando no que vai trazer resultados mais rápidos, como produtos e serviços que mais vendem e usando canais de comunicação que te tragam mais visibilidade.

Busque capacitação e orientação em gestão. As vezes o microempreendedor fica muito ligado nas vendas e na produção e esquece a gestão do negócio. Na sua rotina tem que ter também os cuidados com o fluxo de caixa, contas à pagar, contas à receber, vendas, separar as contas da pessoa física da pessoa jurídica, saber do seu lucro e do seu prejuízo. Olhando sempre os seus gastos fixos e os variáveis. Sempre é bom fazer uma reserva de capital.

Será difícil para o MEI que não tiver cadastro de clientes, terá muita dificuldade para vender durante o isolamento social. Quem não tiver uma reserva, vai precisar buscar crédito no mercado para sobreviver e ter um super esforço quando o isolamento acabar para cumprir com o pagamento.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

18 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago