Designed by @rawpixel.com / freepik
Em um mundo no qual a internet se tornou uma ferramenta extremamente lucrativa, pessoas de todas as idades desejam aprender como ganhar dinheiro utilizando apenas a tela do celular. Nesse contexto, surgem os gurus do marketing digital, oferecendo cursos em turmas seletas que prometem ensinar a ganhar seguidores e quantidades significativas de dinheiro em um curto período de tempo.
Para Jennifer de Paula, BBA e especialista em marketing digital, o formato de lucro “mágico” que essas pessoas propagam na internet pode ser uma armadilha chamativa para os usuários das mídias digitais. Por isso, é importante comprovar se aquele profissional é realmente confiável. “Se ele se intitula ‘o melhor’ ou está ‘entre os 10 mais’, podemos procurar onde essa informação foi publicada e quem deu esse título”, aconselha.
Além disso, a especialista afirma que a data de existência de um site ou de uma rede social, apesar de não serem fatores de peso na determinação da veracidade de um perfil, podem ajudar a confirmar informações sobre os profissionais também. Uma outra estratégia é tentar decifrar se aquele perfil pratica o conteúdo que está ensinando. “Ninguém vai a um dentista que tem os dentes podres, certo? Então, precisamos confirmar se, dentro das redes sociais, o conteúdo ensinado é posto em prática”, detalha Jennifer de Paula.
Os resultados financeiros também devem ser avaliados. “A prática das técnicas ensinadas por esse ‘guru’ tem retorno financeiro comprovado? Ou o lucro dele é advindo das pessoas que acreditam no que ele está falando e compram o serviço ou produto que está sendo vendido?”, questiona a especialista. Por fim, é necessário confirmar as avaliações das outras pessoas. “Pode parecer bobo, mas avaliar profundamente se o perfil que está comentando é válido, por exemplo, é algo extremamente importante para não cair em encenações”, afirma.
Para Jennifer de Paula, tudo que parece seguir a linha de um marketing multinível não é o mais adequado para quem deseja crescer como profissional. “Utilizar o marketing para esse lado nunca é a melhor solução. Para fixar o nosso nome ou produto no mercado de forma sustentável, precisamos de tempo e muito trabalho. Então, essas receitas milagrosas, na maioria das vezes, não funcionam”, opina.
Jennifer de Paula é diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…