Crise econômica, ecos da pandemia, desemprego e outros fatores desestruturam as finanças de muitas famílias.
A consequência é que um número ainda maior de pessoas acabaram ficando como popularmente se fala “nome sujo”. Ou seja, tiveram seus nomes incluídos nas listas de inadimplentes no Serasa, SPC e de demais empresas que atuam na proteção ao crédito. Em outros casos, o CPF está negativado porque a pessoa esqueceu de pagar uma conta.
É muito fácil descobrir se você está nessa situação: basta consultar seu CPF gratuitamente nos sites dos birôs de crédito ou, ainda, de empresas de cobrança e recuperação de crédito que oferecem o serviço gratuito de consulta.
O problema é que, estar com o nome sujo (ter o nome no cadastro de devedores), impede o cidadão de, entre outras coisas, pegar um empréstimo, conseguir um cartão de crédito, fazer um financiamento, alugar um imóvel, entre outros.
Ou seja: se você não tem o hábito de conferir se o seu nome está no SPC/Serasa e não tentou nenhuma dessas coisas recentemente, pode estar negativado e nem sabe.
Todavia, existem maneiras muito simples de conferir a situação do seu cadastro e, se necessário, quitar suas dívidas.
Vale ressaltar que a negativa não ocorre de maneira imediata, visto que antes de negativar um CPF, é comum que as empresas credoras enviem comunicados ao consumidor de que a dívida precisa ser paga.
Vejamos mais detalhes a seguir.
Leia também: Nome Sujo É Motivo Para Demissão?
O que acontece se estiver negativado?
Estar com o nome negativado quer dizer que o nome de alguma pessoa está inscrito no Serasa ou no SPC, que são órgãos de proteção ao crédito, quando uma dívida deixou de ser paga e a data de vencimento já foi ultrapassada.
Além das dores de cabeça e o trabalho em colocar a vida em ordem novamente, um CPF negativado pode trazer os seguintes transtornos para o cidadão:
- Impedimentos na liberação de financiamentos e créditos bancários;
- Dificuldades na contratação de empréstimos;
- Redução do score de crédito;
- Inviabilizar contratações de compras em loja que operam com crediário;
- Impossibilidade de emitir talões de cheque;
- Impossibilitar de firmar um contrato de aluguel;
- Possibilidade de rompimento de negócios que estavam em andamento.
Qual é a diferença entre SPC e Serasa?
SPC e Serasa são dois órgãos de proteção ao crédito que ajudam as empresas a avaliarem a situação financeira das pessoas.
Eles têm um papel importante na hora de conceder empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, entre outros.
Mas qual a diferença entre eles? O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é mantido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e tem um foco maior nas informações de dívidas relacionadas ao comércio.
Já a Serasa é uma empresa privada e tem um banco de dados mais amplo, englobando informações sobre dívidas tanto do comércio quanto de instituições financeiras.
Resumindo, o SPC é como uma lista específica de dívidas do comércio, enquanto a Serasa é mais abrangente, incluindo também informações financeiras.
Como descobrir que meu nome está sujo?
Para saber se você está em condição de negativado ou não, é preciso consultar a situação do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). Atualmente, o procedimento pode ser feito de maneira gratuita através de diferentes plataformas disponíveis na internet .
Dentre as opções de consulta do CPF, as mais famosas são referentes aos sistemas do Serasa e Boa Vista SCPC. Veja como é feito o procedimento em ambos os casos.
Consulta através da Serasa
- Acesse o site da Serasa, ou baixe o app de mesmo nome;
- Crie sua conta ou faça o login utilizando CPF e senha;
- Vá na opção “Meu CPF”;
- Em seguida, clique em “Dívidas negativadas”;
- Feito isso, na tela ficará disponível uma lista com todas as negativações que constam no respectivo CPF.
Leia também: Tenho Nome Sujo, Posso Abrir Um MEI?
Consulta através do Boa Vista SPC
- Acesse o site do órgão, ou baixe o app do SPC;
- Cadastrar-se (em caso de primeiro acesso) ou simplesmente informe o seu login;
- Vá na seção de “Dívidas”;
- Para verificar as dívidas que negativaram seu nome, agora, basta clicar na opção “Seus débitos (já exibidos no mercado)”.
Por fim, é importante reforçar que nem toda dívida vai deixar seu nome sujo. Mas a empresa para a qual você deve pode, a qualquer momento, decidir que quer colocar seu nome por lá. Então é um risco que você corre até quitar a dívida.
Além disso, estar com uma dívida em aberto prejudica o seu score no Cadastro Positivo.
Conclusão
Fazer uma reserva financeira permite que o cidadão tenha segurança e tranquilidade para sua vida e ainda evita que seu CPF fique sujo.
Que tal começar guardando 10% do salário mensal? Todavia, se for difícil e inviável, tente começar reservando apenas 5%. De qualquer forma, haverá uma quantia reservada caso algo saia do controle.