Fique Sabendo

Como devolver o dinheiro recebido indevidamente do Auxílio Emergencial

Está disponibilizado na Internet uma página do Ministério da Cidadania com o passo a passo para devolver o Auxílio Emergencial recebido indevidamente.

Muitas pessoas que receberam de forma irregular o Auxílio Emergencial de R$ 600 deverão devolver a quantia por não se enquadrarem nos requisitos para receber o benefício.

206 mil pagamentos apresentam indícios de irregularidades só na primeira parcela, na segunda parcela, são mais 37 mil. De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), em maio foi contabilizado mais de 318 mil agentes públicos na lista de recebimentos do auxílio.

O cruzamento de informações dos órgãos não consegue mostrar especificamente se as pessoas portadoras desses CPFs cometeram fraude ou se foram vítimas de golpistas que usaram seus documentos indevidamente.

Devolução Auxílio Emergencial

Para fazer a devolução do auxílio recebido indevidamente, você deverá acessar: devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br.

Ao entrar na página, informar o CPF de quem irá fazer a devolução;
Selecionar a opção de pagamento da GRU – Banco do Brasil ou qualquer banco
Para pagamento no Banco do Brasil, basta marcar a opção Não sou um robô e clicar no botão Emitir GRU.

Para pagamento em qualquer banco, é necessário informar o endereço do beneficiário, conforme informações que serão pedidas após selecionar Em qualquer Banco, marcar a opção Não sou um robô e clicar no botão Emitir GRU.

De posse da GRU, é necessário fazer o pagamento nos diversos canais de atendimento dos bancos como a internet, os terminais de autoatendimento e os guichês de caixa das agências, lembrando que a GRU com opção de pagamento no Banco do Brasil só pode ser para canais e agências do próprio banco”.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

2 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

9 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago