Contribuintes portadores de alguma deficiência física, mental, sensorial ou intelectual são integrados em uma aposentadoria com regras específicas, este direito inclui quem perdeu parcial ou totalmente a audição, devido a lesões na orelha, problemas com o aparelho auditivo, ou condição genética.
Isto porque, tal condição afeta diretamente as capacidades de trabalho e no meio social da pessoa, de modo que a coloca em uma condição na qual ela não se encontra em plena e efetiva igualdade com os demais na sociedade. Diante disso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concede a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência.
Esta categoria de aposentadoria possui algumas condições específicas, de modo que ela pode ser concedida por tempo de contribuição ou por idade. Entenda melhor nos tópicos a seguir como cada uma delas se desdobra.
Neste caso, a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência não exigirá idade mínima, dado que os critérios serão referentes ao tempo de contribuição do segurado, o que por sua vez, irá variar conforme o sexo e grau da deficiência. Confira:
Deficiência de grau leve
Deficiência de grau moderado
Deficiência de grau grave
Ps: Vale ressaltar que nos três casos citados acima, é necessário possuir a carência mínima de 15 anos na condição de pessoa com deficiência.
Já nesta modalidade, como o nome já sugere, a exigência primordial diz respeito à idade mínima para se aposentar, além de ter que cumprir com a carência mínima. Veja como será:
É importante destacar que tanto na aposentadoria por idade quanto na por tempo de contribuição será necessário comprovar a condição de deficiência, bem como o seu grau. Para isto, será necessário apresentar documentos como:
Cabe destacar que estes documentos devem estar atualizados, e informando devidamente como e quando ocorreu a deficiência auditiva.
Para requerer a aposentadoria da pessoa com deficiência, deve-se realizar o pedido através do site ou aplicativo “Meu INSS”, ou ligando no número 135. Vale ressaltar a importância do acompanhamento de profissional especializado, dado que um advogado irá saber as melhores estratégias e informações para ter êxito no seu pedido.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…