Você sabe como é feito o cálculo do salário mínimo? Além de ser um conhecimento imprescindível para o profissional de contabilidade, essa é uma informação muito útil e importante para todo e qualquer trabalhador.
Uma grande maioria das pessoas apenas sabe que o salário mínimo em 2017 está no valor de R$937,00. Mas, como o governo chega até esse valor? Como e quando será feito o novo reajuste?
Se você também tem essas dúvidas, continue com a leitura e entenda como se calcula o valor do salário mínimo brasileiro!
O cálculo do salário mínimo é uma fórmula que varia de acordo com a economia, já que esse valor deve ser condizente com o custo de vida, inflação e caminhar para uma valorização cada vez maior da mão de obra brasileira.
Um dos primeiros aspectos a serem analisados é o PIB (Produto Interno Bruto) do ano retrasado ao do reajuste, ou seja, para o ano de 2018 será considerado o PIB de 2016.
Além disso, a lei estabelece que o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que mede a inflação — oscilação de preços — em determinado período, também seja considerado no cálculo. Salienta-se que tal índice é divulgado todos os anos pelo IBGE.
Agora que você já compreendeu como a economia impacta diretamente no valor a recebido mensalmente por quase 30% da população brasileira, entenda melhor o caminho para defini-lo.
Em resumo, o governo soma o percentual de crescimento real do PIB do ano retrasado ao INPC e aplica sobre o valor atual, obtendo-se assim o novo salário mínimo nacional.
É oportuno dizer que em 29 de julho de 2015 foi sancionada a lei 13.152 que trata da política de valorização do salário mínimo, estabelecendo a maneira como é feito o referido cálculo. Conforme essa lei entre os anos de 2016 a 2019 será ele obtido da seguinte maneira:
Mas, e quando o PIB for negativo, como ocorreu em 2015 em que ele ficou em -3,77%? Nesse caso, ele será considerado como zero no cálculo, posto que prejudicaria o trabalhador.
O salário mínimo é uma política de proteção e valorização ao trabalhador e, por isso, deve ser compatível com a nova realidade vivenciada por ele. Assim sendo, a lei estabelece que todos os anos o Poder Executivo, por meio de um decreto, estabelecerá o valor a ser aplicado a partir de 1° de janeiro do ano seguinte.
Conforme você percebeu, o cálculo do salário mínimo não é exageradamente complexo, no entanto, sofre forte influência de aspectos relacionados à economia. Por isso, é muito importante se manter atento a essas questões e se informar melhor como a lei regula aspectos tão importantes de nosso cotidiano.
Via RTalmeida
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
View Comments
Única coisa que você caro cidadão tem que saber é que se você depender desse salário mínimo somente para não passará fome,porque ter uma vida confortável e digna não terá.