Designed by @pressfoto / freepik
Um dos métodos mais utilizados para organizar os horários de entrada e saída de trabalhadores é a escala de revezamento.
Continue conosco e fique por dentro deste assunto.
Esta escala também é muito utilizada em serviços que não podem ser interrompidos, sendo:
Esta escala pode ser compreendida de duas formas:
Para que estas equipes estejam cobertas, é instituído o sistema de escala, que geralmente é alternando de uma folga a cada 6 dias trabalhados.
Independente do sistema torna-se indispensável que a escala respeite os limites impostos pelas leis trabalhistas no Brasil.
De acordo com a CLT, qualquer trabalhador pode exercer suas atividades laborais no máximo 8 horas por dia ou 44 horas semanais e pode estender a jornada diária no máximo 12 horas.
Se for comércio é comum haver trabalho em fins de semana e feriados, agora se tratando de uma empresa que presta serviços de manutenção, o foco deve ser em garantir apoio e suporte 24 horas por dia.
É importante destacar as limitações em termos de horas trabalhadas e é justo que os trabalhadores recebam a justa compensação pelo Descanso Semanal Remunerado.
Ele corresponde ao valor de um dia trabalhado e deve ser pago mensalmente, tomando como referência o total de dias em casa do mês anterior.
São várias as formas de se organizar uma escala de trabalho, isso vai depender muito da quantidade de pessoas em suas equipes e da própria demanda por mão de obra.
A escala mais usual no comércio em períodos mais apertados, é 6×1.
Se o movimento for mais leve, poderá utilizar também uma escala 5×2.
Esta divisão do trabalho em escalas pode ser monitorada com ajuda de planilhas, sendo assim quando a empresa tem equipes muito grandes ou com funções variadas, um software de gestão pode funcionar melhor.
É primordial que a escala de revezamento seja implementada de acordo com as circunstâncias e demanda por mão de obra.
Conclui-se que nada impede de mudá-la quando as rotinas permitirem.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Por Laís Oliveira
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…