Segundo dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 38% da força de trabalho no planeta, o equivalente a 1,25 bilhão de pessoas, foram afetadas, de algum modo, pela paralisação das atividades em diversos setores da economia, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Ainda segundo a instituição, mais de 436 milhões de empresas estão enfrentando riscos de redução ou descontinuidade das atividades no atual cenário de crise.
Para a professora de administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Nayara Cardoso, apesar dos desafios enfrentados por trabalhadores e empresas durante esse período, é preciso se reinventar e estar atento à novas oportunidades no mercado de trabalho.
“Em função da grande demanda por produtos online e serviços de delivery, muitas empresas estão se reinventando e melhorando as entregas, o que representa uma abertura de vagas para profissionais no setor de varejo, especialmente em segmentos como alimentação, logística e farmácias, tanto para atividades mais simples como para funções mais específicas. Há ainda espaço para profissionais das áreas de saúde, ciência e análise de dados, comunicação, consultoria e gestão”, analisa.
Segundo ela, embora este seja um cenário difícil, é importante lembrar que em tempos de crise também nascem oportunidades. “Muitas empresas foram forçadas a entrar no mundo digital e estão precisando de profissionais capacitados para fazer esta transição do offline para o online”, conclui a professora.
Veja, a seguir, dicas de como entrar no mercado de trabalho durante a pandemia:
• Atualize o currículo e as redes sociais, atentando-se aos cuidados com fotos e mensagens nas redes.
• Prepare-se para fazer entrevistas e processos de recrutamento e seleção de emprego online. Algumas empresas fazem entrevistas em videoconferências ao vivo e outras pedem para que o candidato faça uma gravação. Faça um roteiro explicando quem é você, um pouco da sua história, suas experiências profissionais, competências e situações de sucesso. Indique ainda a razão de você estar se candidatando para a empresa e não se esqueça de observar o tempo solicitado, seguindo as instruções que a empresa apresentar.
• Escolha um local em casa para fazer a entrevista ou gravar o vídeo: iluminação, som, imagem, ruído, tudo influencia na qualidade. Peça ajuda, faça testes e simulações.
• Caso você não tenha experiência, foque nas competências e habilidades: o que você sabe fazer e que pode ser importante e construtivo para a empresa.
• Faça cursos online para melhorar o currículo e se atualizar, mesmo que você seja um especialista é importante atualizar conhecimentos.
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…