Como está a aposentadoria do professor em 2024?

Muitas pessoas não acompanham as mudanças que já estavam previstas desde 2019, quando tivemos a reforma da Previdência. Isso faz com que muitas acabem se programando de maneira errada para o momento da aposentadoria.

Muitos levam em consideração as informações disponíveis na simulação do INSS, sem entender que, para muitas regras, o simulador não considera ou não apresenta claramente o aumento de requisitos.

Na reforma de 2019, algumas regras previam que, ano após ano, haveria um aumento na idade exigida ou na pontuação. Isso precisa ser levado em conta na hora de se planejar para a aposentadoria.

Leia Também: Como emitir a Guia da Previdência no Meu INSS?

Aposentadoria dos Professores

Os professores têm acesso a algumas regras de aposentadoria específicas. Esses profissionais, especialmente, não podem se planejar pelo simulador do INSS, pois ele não traz essas regras.

A aposentadoria dos pontos dos professores tem requisitos diferenciados, o que talvez não seja do conhecimento de muitos que não têm professores na família ou não atuam na área do magistério.

A aposentadoria dos pontos dos professores é uma regra de transição disponível para quem, antes da reforma, já era filiado ao INSS. O homem precisa cumprir 30 anos na condição de professor, e a mulher, 25 anos, uma redução de 5 anos em relação à aposentadoria comum.

Além disso, ambos precisam ter a carência de 15 anos e atingir uma pontuação de 86 pontos para as mulheres e 96 pontos para os homens.

Leia Também: Tenho 65 anos e nunca contribuí ao INSS. Tenho algum direito?

Exemplo de Professora

Para ilustrar, vamos imaginar uma professora com 27 anos na função de magistério. Para que no ano seguinte ela consiga somar os 86 pontos, ela estará com 59 anos de idade.

Não significa que a professora precisa ter 59 anos, pois a aposentadoria dos pontos não exige idade mínima. A pontuação é a soma da idade com o tempo de contribuição. Se não houver tempo suficiente para aumentar a pontuação, será necessário compensar com a idade.

Quer se tornar um profissional tributário? Então aprenda a ganhar dinheiro com o Curso de Recuperação do Simples Nacional, você começará do absoluto ZERO e dominará, na prática, todo o processo para identificar créditos de produtos monofásicos e solicitar restituições. Em apenas 3 dias, recupere o PIS e COFINS de até 60 meses e veja como é fácil transformar seu tempo em dinheiro. Não perca tempo, inscreva-se agora clicando aqui!

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Perguntamos para três IAs (Gemini, ChatGPT e DeepSeek) se a profissão de contador vai acabar nos próximos anos. Veja o resultado!

As três IAs (Gemini, ChatGPT e DeepSeek) apresentaram análises semelhantes sobre o futuro da profissão…

40 minutos ago

Contadores: O que é preciso para ser bem avaliado por clientes e fornecedores

Os contadores desempenham um papel fundamental no sucesso de empresas e profissionais autônomos. Além de…

1 hora ago

Revenge Quitting: O Que Leva Funcionários a Pedir Demissão por Vingança?

O termo "revenge quitting", ou demissão por vingança, tem ganhado destaque no cenário corporativo brasileiro,…

2 horas ago

Imposto de Renda: aprenda como receber a restituição primeiro!

Se você está ansioso para receber a sua restituição do Imposto de Renda (IR) em…

2 horas ago

INSS: Bancos mantêm consignado suspenso mesmo após mudanças

No final de 2024, diversas instituições financeiras estavam solicitando o aumento da taxa máxima de…

12 horas ago

MEI sem trabalho? Passo a passo para o seguro-desemprego

Muita gente que é Microempreendedor Individual (MEI) trabalha com carteira assinada ao mesmo tempo. Mas…

18 horas ago