Empreender começa com sonhar, imaginar-se dono de um negócio próprio, com liberdade financeira e tudo o que isso envolve.
Em seguida, vem uma questão importantíssima: como abrir uma empresa na capital mineira? isso começa pelo planejamento.
Para quem está começando a empreender, uma das primeiras preocupações são os custos para realizar a abertura da empresa. É necessário investir em estoque, decoração, marketing, entre outras coisas. É um gasto que muitas vezes não entra no orçamento, porém é essencial abrir um CNPJ.
Portanto, ter o máximo de informações possíveis sobre seu negócio pode ser a chave para iniciar uma empresa de sucesso, por isso, comece por aí!
A seguir, vamos explicar o passo a passo de como abrir uma empresa em Belo Horizonte e ficar um passo mais perto da realização do seu sonho!
Quanto custa abrir empresa em Belo Horizonte?
O custo para abrir uma empresa na cidade de Belo Horizonte pode variar entre R$ 128,16 e R$ 444,71, dependendo do regime e tamanho da empresa.
Vale a pena lembrar que, para ser um Microempresário Individual (MEI), não é necessário pagar nenhuma taxa de abertura. Além disso, todo o processo para esse tipo de empresa deve ser realizado pelo Portal do Empreendedor.
Leia também: Qual É O Melhor Lugar Para Abrir Uma Empresa No Brasil? Confira O…
Etapas para abrir empresa em BH
A prefeitura da capital mineira oferece,em seu site, a integração com a REDESIM– Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. Esta integração é importante e vai facilitar muito o processo de abertura da sua empresa.
Veja a seguir as etapas a cumprir.
1 Consultar Viabilidade
- Acessar o Portal de Serviços
- Entrar com sua conta Gov.br
- Em seguida clicar no botão “Viabilidade” e depois no botão “Nova Viabilidade”
- Seguir os passos e preencher os dados solicitados. Ao final, será exibido o número de Protocolo – importante anotar!
- Ao final da etapa, será gerado um número de Protocolo e um relatório PDF com dados relativos à viabilidade locacional, à pesquisa do nome empresarial e às informações de licenciamento.
2 Solicitar documento Básico de Entrada – DBE
- Acessar o formulário eletrônico da Receita Federal (REDESIM)
- Entrar com sua conta Gov.br;
- Preencher os dados sobre Unidade Federal, Município, Natureza Jurídica e e insira o Protocolo da Consulta de Viabilidade;
- Após entrar no sistema, preencher todos os campos sobre a nova empresa, conferir se não há pendências e clicar em “Finalizar Preenchimento”;
- Em seguida, é preciso entrar no site da Redesim para consultar e adquirir o DBE.
Anote e guarde os protocolos gerados no DBE para usar na próxima etapa!
3 Preencher Módulo integrador
- Acessar o Portal de Serviços
- Entrar com sua conta Gov.br
- Em seguida clicar no campo “Integrador” e depois no botão “Novo FCN/REMP”
- Seguir os passos e preencher os dados solicitados. Ao final, exibe-se o número de Protocolo – importante anotar!
- Após a conclusão gera um documento que deve ser enviado para a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg). Caso seja empresário individual, receberá o Requerimento de Empresário (REMP), e no caso de Sociedade Empresária Limitada, receberá o Contrato Social.
Para as demais natureza jurídica, não será gerado documento para envio da Junta Comercial, e será exibido apenas o relatório da Ficha de Cadastro Nacional. Além disso, vai ser gerado um DAE (Documento de Arrecadação Estadual) e será exibido o número de Protocolo – importante anotar!
4 – Pagar a taxa (DAE)
É preciso pagar a taxa no banco ou no aplicativo do banco utilizando a DAE (Documento de Arrecadação Estadual).
5 – Enviar o processo
Enviar o processo para a análise da Junta Comercial em meio digital.
- Entrar no Portal de Serviços
- Clicar em “Registo Digital”
- Em seguida clicar em “Enviar para a Jucemg”
- Inserir o protocolo e enviar o processo.
6 – Acessar Portal
- Clicar no campo “Registro Digital”, e depois em “Novo Registro”,
- Em seguida informar o número de protocolo gerado no Módulo Integrador e prossiga com as demais etapas até a finalização, com a(s) assinatura(s) digital(is).
- Ao final, gera um número de protocolo do Registro Digital (importante anotar!)
Depois de alguns dias, você receberá os primeiros documentos da sua empresa: o Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE), o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e as inscrições tributárias estadual e municipal.
Documentos necessários para abrir empresa em BH
Para abrir uma empresa na capital do estado de Minas Gerais, são necessários alguns documentos. São eles:
- Certificado digital e-CPF em nome dos sócios
- Comprovante de endereço dos sócios
- Última declaração de imposto de renda dos sócios (com recibo)
- 2 cópias autenticadas do RG de cada sócio
- 2 cópias autenticadas do CPF de cada sócio.
Todavia, caso a sua empresa já tenha um endereço comercial definido, é preciso ter em mãos a cópia do IPTU do imóvel. E, se ele for alugado, o contrato de locação deve ser apresentado.
Leia também: Quanto Custa Para Abrir Um CNPJ? Conheça Os Valores!
Quanto tempo leva o processo de abertura?
Como Belo Horizonte foi uma das primeiras cidades a utilizar um sistema digital durante toda a criação de uma nova empresa, o processo de abertura ocorre de forma bem rápida.
Por isso, muitas empresas se regularizam e passam por todo o processo, em um período de dez dias úteis. Porém, frequentemente esse prazo é ainda menor, podendo acontecer em uma semana.