Imposto de Renda - Imagens por @leonidassantana @wirestock / freepik / editado por Jornal Contábil
O contribuinte deve consultar o status da declaração do Imposto de Renda encaminhada à base de dados da Receita Federal pelo portal e-CAC e, assim, instruir-se sobre a situação do documento para retificar pendências apontadas pelo site caso necessário, antes mesmo de ser acionado pelo Fisco.
Acompanhar o status da declaração do Imposto de Renda é um meio de garantir que o documento entregue está correto e, de certa forma, evitar situações indesejáveis com a Receita Federal, uma vez que, ao dar de cara com uma pendência desagradável, o contribuinte tenha tempo de resolvê-la.
Por isso, neste texto, você aprende como consultar seu IR e respirar aliviado com a situação do seu documento entregue ao Leão.
A consulta é feita através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Para acessá-lo, basta acompanhar o seguinte passo a passo:
Na página seguinte, você verifica se está tudo certo com o documento ou se alguma intervenção deve ser programada.
A declaração do Imposto de Renda pode estar em uma das sete situações listadas abaixo:
Se a sua declaração está “em processamento”, “em análise” ou foi “retificada”, será necessário repetir a consulta em um outro momento para saber se o documento foi aprovado ou ainda não.
Caso apresente o status “ em fila de restituição” ou “processada”, parabéns, pois está tudo certo com o envio!
Agora, se você encontrar o status “com pendências”, será preciso interferir e preencher uma declaração retificadora para arrumar as incompatibilidades encontradas no documento e apontadas pelo sistema.
Para consultar o IR de anos anteriores, basta seguir o mesmo passo a passo mencionado anteriormente, selecionando o ano-exercício desejado, ou seja, do ano em que pretende realizar a consulta.
Isso acontece pois o portal e-CAC possui em seu sistema o histórico de declarações encaminhadas pelo seu CPF à base de dados da Receita Federal, possibilitando a consulta sempre que necessário.
Assim como na consulta do ano vigente, o portal e-CAC apontará uma das situações descritas acima.
Para saber se você precisa declarar o Imposto de Renda e contribuir com o tributo federal, basta conferir se você se encaixa nos parâmetros de obrigatoriedade abaixo:
Se você marcou um “x” em uma ou mais opções elencadas acima, será preciso preencher e encaminhar o documento à Receita Federal.
Se esse for o seu caso, lembre-se de conferir se todos os campos do documento foram preenchidos devidamente. Para isso, aperte na ficha “verificar pendências”, disponível no canto esquerdo da tela.
Essa é uma maneira de evitar o status “com pendências” e ter que retificar o seu IR por conta de um erro de digitação ou campos deixados em branco.
Além disso, depois da entrega, não esqueça de consultar frequentemente a sua declaração do Imposto de Renda pelo portal e-CAC, afinal, como vimos, essa simples consulta pode evitar problemas maiores com os fiscais da malha fina.
Se preferir, pode baixar o aplicativo do IR da Receita Federal que ele notifica no seu celular as mudanças de status também.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Original de Leoa
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…