A Guia da Previdência Social (GPS), se trata de um documento referente ao recolhimento das contribuições destinados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.
Para regularizar os tributos em atraso, primeiramente, é necessário se atentar ao tipo de contribuinte em que se enquadra.
No caso dos trabalhadores domésticos, o cálculo pode ser feito em qualquer período do ano, uma vez que, essa categoria é regida por uma legislação específica.
Em contrapartida, por ser algo facultativo, é possível calcular através da internet, se o trabalhador se integrar à característica de assegurado.
Ainda é importante observar que, se o prazo de contribuição tiver ultrapassado seis meses, é necessário comparecer a uma agência da Previdência Social para regularizar a situação.
Os contribuintes individuais são autorizados a realizarem o cálculo da GPS em atraso via internet, caso o valor seja referente ao prazo de, no máximo, até cinco anos fiscais.
Deste modo, se este período for ultrapassado, o contributário deverá comparecer a uma agência do INSS a partir do dia 16 de cada mês.
Siga o passo a passo para realizar o cálculo em atraso do GPS e emitir o boleto para pagamento:
O Sistema de Acréscimos Legais (SAL), tem o objetivo de calcular as contribuições previdenciárias devidas, estejam elas em atraso ou não, referente às empresas e equiparadas, órgãos públicos, contribuintes individuais, segurados especiais, empregado doméstico e facultativo.
Também se integram a esta modalidade, os acréscimos legais pagos em atraso, atualiza as diferenças dos valores devidos, calcular as competências sujeitas ao Período Básico de Cálculo (BPC) e do recolhimento anual do empregador rural, além de reajustar os valores para restituição e reembolso, facilitando a consulta perante as tabelas financeiras e de salários de contribuição.
Aquelas contribuições sociais, bem como, demais tributos vinculados ao INSS que não foram recolhidos até a data de vencimento, estão sujeitas ao acréscimo de juros e multa de acordo com a legislação vigente, incidente sobre o valor atualizado, se for o caso.
Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…