O período para realizar o cadastro para o Financiamento Estudantil terminou no mês de fevereiro, quando o endereço do Novo FIES abriu novo período de cadastramento que terminaria neste mês de março, com a epidemia o período para o cadastro em Lista de Espera do FIES foi ampliado mais uma vez por mais 30 dias.
O site informa que os candidatos cadastrados em Lista de Espera do Novo FIES serão pré-selecionados em chamada único, também os candidatos cadastrados posteriormente serão incluídos em Lista de Espera e também poderão concorrer as vagas do processo seletivo que aguardar aprovação para o segundo semestre de 2020.
No período de Lista de Espera que é o atual no novo Calendário de Financiamento Estudantil a avaliação das informações cadastradas no site é muito mais rápida, é possível que o financiamento seja liberado em até três dias após o cadastramento, por isso é necessário providenciar documentação e ficar atento a chamada por meio do site Novo FIES.
Novo FIES e SISFIES
O Novo Financiamento Estudantil possui uma página onde deve ser realizada a inscrição para concessão do financiamento, para as inscrições em Lista de Espera os estudantes devem utilizar o site Novo FIES.
A utilização do Portal SISFIES que também oferece informações sobre o Financiamento Estudantil deve ser realizada por estudantes já cadastrados, e em fase de amortização, isso porque por meio do SISFIES deve ser feito o abatimento de 1% do valor do financiamento para médicos e professores da rede pública de educação.
Os candidatos que vão fazer solicitação de Lista de Espera para o Financiamento Estudantil poderão utilizar o endereço eletrônico Novo FIES [www.fies.mec.gov.br], e aguardar a inclusão na lista de espera para.
Modalidades de Financiamento Estudantil
O Novo Financiamento Estudantil criado pelo Governo Federal mantém duas diferentes modalidades de financiamento, a modalidade P-FIES é destinada a um público já atingido do financiamento com renda per capita de no máximo 5 (cinco) salários mínimos, nesta modalidade os juros do Financiamento Estudantil continuam os mesmos.
A nova modalidade de Financiamento Estudantil que recebe o nome de “Novo FIES” ou “FIES” busca atingir um público de classe média e baixa, o “Novo FIES” tem juros zero, para solicitar a modalidade “Novo FIES” o estudante deve ter renda per capita de no máximo 3 (três) salários mínimos.
Renda Per Capita Financiamento Estudantil
A renda per- capita do estudante deverá ser avaliada para concessão do Financiamento Estudantil, durante o cadastramento no site “Novo FIES” os estudantes devem informar número de pessoas que residem na mesma casa, nome completo do responsável ou responsáveis financeiros e valor total da renda familiar que será dividido pelo número de pessoas que moram em uma mesma residência.
O Financiamento Estudantil deverá ser concedido pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, após a concessão do financiamento ao estudante a parte interessada pela contratação deverá comparecer a uma agência bancária ou universidade para assinatura do contrato e confirmação das informações por meio de apresentação de documentação necessária, comprovante de renda e outros.
Pagamento de Parcelas Novo FIES
Na contratação do Financiamento Estudantil o estudante deverá escolher uma forma de amortização da dívida, ou ser informado pelo atendimento qual a forma que melhor se enquadra nas informações coletadas da inscrição no site do Novo FIES.
Pode ocorrer que o sistema solicite pagamento de algumas parcelas durante o curso da faculdade ou de um valor único para concessão do crédito que pode ser relacionado aos juros do Financiamento Estudantil, ou ao limite de crédito que foi classificado na ficha de inscrição e ainda a amortização da dívida do estudante.
Abatimento 1% Médicos e Professores da Rede Pública
O abatimento de 1% para médicos e professores da rede pública de saúde somente é concedido na fase de amortização, que pode ser quando o estudante faz a renovação do contrato ou após o término da faculdade.
É concedido um abatimento no valor de 1% do valor total financiado para cada mês trabalhado, desta maneira um médico que atuou durante 6 meses no serviço público de saúde poderá solicitar o abatimento no valor de 6% do valor da dívida.
O valor do percentual de abatimento pode chegar a 100% do valor financiado, o médico que permanecer durante 8 (oito) anos no serviço público de saúde poderá obter abatimento de 100% do valor financiado.
Tempo para o pagamento do Financiamento Estudantil
Após o término da faculdade o estudante tem 12 (doze) anos para pagar o valor total financiado, ou amortizar a dívida, durante a renovação do contrato com o FIES o estudante poderá fazer negociação da amortização da dívida.
O estudante que optar pelo Serviço Público deverá amortizar a dívida anualmente e de acordo com as cláusulas do contrato, desta maneira o estudante que obtiver 12 meses de trabalho poderá solicitar abatimento de 12% no primeiro ano de abatimento, no ano seguinte será solicitado novo abatimento até que o valor total dívida com o financiamento seja quitado.