Imaginemos a seguinte cena: Você recebe o seu salário no início do mês, paga as contas, faz uma comprinhas para você, vai ao mercado, faz um lanche e antes que o mês chegue ao fim o salário já acabou.
Essa situação é familiar para você?
Às vezes perguntamos onde foi parar o dinheiro, mas não prestamos atenção nos gastos que fazemos. Fazer um planejamento é fundamental. Há várias formas de economizar.
Aqui vamos dar dicas simples para fazer seu dinheiro render. Acompanhe.
A primeira coisa é anotar na agenda ou no próprio bloco de notas do celular todos os gastos realizados ao longo do dia. Por menor que seja, não deixe de anotar: uber, cafezinho, doce, lanche ou almoço.
Você se surpreenderá com o valor final.
Ao ver um produto na loja ou no mercado do qual utilizamos, a primeira reação é sair comprando. Pare um minuto e se questione da real necessidade de adquiri-lo.
Muitas vezes o preço está até mais alto que em outros locais. Devolva.
Escolha um dia da semana para não comprar nada. Absolutamente nada. Faça essa meta e leve à risca.
As contas fixas devem ter vencimento posterior ao dia do seu pagamento. Dê preferência a um ou dois dias após. Com isso, pague seus boletos em dia e não terá riscos de pagar juros desnecessariamente.
Desta forma, você terá noção do que sobra do seu salário para demais gastos.
Ao invés de sair todo final de semana para bares, restaurantes ou outros lugares, chame seus amigos para uma confraternização em casa.
Combine de cada um levar alguma coisa e você verá como fica mais barato e muito mais divertido.
E porque não? Muitas pessoas já aderiram a este tipo de rotina, inclusive artistas de televisão. Além de ser mais saudável, não pesará no seu bolso.
Caso na sua empresa já tenha o vale-refeição, então não há problema.
Ao pesquisar em sites de compra, verifique quais que oferecem vantagens como desconto. Alguns até podem oferecer descontos para refeições.
Desta forma, você poderá ganhar duas vezes.
Ao ir ao mercado, anote tudo que realmente precisa. Pesquise também os descontos. Não se deixe cair em tentações e armadilhas do mercado que nos induzem a comprar sem necessidade. Siga a lista à risca.
O mesmo serve para comprar roupas para você e sua família. Somente o necessário. Nada de aproveitar uma liquidação com produtos que você não usará depois. Não compre por impulso.
Apareceu uma festa ou um casamento que você precisa ir. Ao invés de gastar uma fortuna com o vestido, que tal pedir um “look” emprestado para amiga? Você se sentirá super bem e não gastará nada por isso.
Todas as cidades dispõem de eventos de graça. Podem ser visitas a parques, exposições, feiras de artesanato, passeios à beira mar e até mesmo desfiles. Procure se informar e compareça. Tudo de graça e seu orçamento agradece.
Essas foram algumas dicas que selecionamos para você. Mas, o principal de todas elas é fazer um planejamento financeiro. Após um tempo poupando, sobrará um dinheirinho.
Sugerimos que invista seu dinheiro. Desta forma ainda terá mais margem e poderá até planejar a sua aposentadoria.
Por: Ana Luzia Rodrigues
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…