Dentre as situações complicadas e de maior fragilidade que a vida nos apresenta, o processo de luto talvez seja o mais delicado e dolorido. Além desse período em que se precisa lidar com os sentimentos de dor, tristeza e sofrimento, também é necessário lidar com algumas questões burocráticas que envolvem o sepultamento do ente ou amigo querido.
Essas situações podem gerar dívidas e comprometer o orçamento. Para isso existe o auxílio funeral que é destinado aos segurados do INSS e poderá cobrir os custos da cerimônia, do funeral em si, velório e até translado do corpo se for necessário.
Acompanhe o nosso artigo e saiba o que é o auxílio funeral e quem tem direito a esse benefício.
Quem tem direito ao benefício?
Este benefício era disponível para todos os contribuintes do INSS até o ano de 1991. Porém, a lei foi alterada, e atualmente o auxílio ficou disponível apenas para os servidores públicos ativos ou militares que estavam ativos na corporação.
Contudo, este benefício é liberado pelos Centros de Assistência Social (CRAS) ou através da Secretaria Social de cada município e não pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Alguns grupos de pessoas têm direito ao auxílio funeral, são elas:
- Dependentes e viúvos de servidores públicos federais;
- Dependentes e viúvos de servidores públicos municipais ou estaduais (segundo a lei orgânica de cada município);
- Dependente e viúvos de militares;
- Famílias de baixa renda ou quem recebe algum benefício de programas sociais.
Dependendo da Lei de cada município, a concessão do auxílio funeral pode variar. Mas há os casos em que é possível solicitar o reembolso apresentando as notas fiscais de todo custo que envolve o funeral.
Como solicitar o auxílio funeral?
O benefício pode ser solicitado pelo CRAS ou diretamente na Secretaria da Fazenda do seu município.
Para isso, é preciso apresentar os seguintes documentos:
- Cópia da certidão de óbito;
- Requerimento do benefício, que pode ser solicitado pela instituição que concede o benefício ou através do site do servidor;
- Comprovante de conta bancária;
- Documentos pessoais do requerente junto com um comprovante das despesas que devem estar no nome do requerente.
Se, no caso da solicitação ser feita pelo cônjuge, ainda é preciso apresentar a certidão de casamento atualizada.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
ANA LUZIA RODRIGUES