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Como funciona o processo de demissão do funcionário?

A demissão de um funcionário é uma das tarefas mais difíceis para a empresa, é necessário saber realizar uma demissão sem cometer falhas.

Na matéria de hoje preparamos este conteúdo para esclarecer suas dúvidas sobre este assunto. 

Estipule o dia da demissão

Na prática as empresas não têm o hábito de fazer isso porém a forma em como você vai demitir seu funcionário pode influenciar muito na sua empresa. 

Não é interessante demitir no início das atividades e pedir para que ele saia só no final do dia, sem dúvidas seria uma situação desconfortável, o funcionário poderá se sentir desmotivado a cumprir suas tarefas já que não vai continuá-lo no próximo dia. 

Portanto tente fazer este comunicado no final do dia, considerando também os integrantes da equipe estão indo embora, outra opção é esperar até o última hora da sexta-feira, pois, isso pode impactar menos na semana de trabalho. 

Faça uma reunião para comunicar a demissão

Quando você tomar a decisão de desligar o funcionário,  tenha toda a documentação necessário para calcular de forma minuciosa do que será pago. 

Seja objetivo

É necessário ser ágil para não causar uma situação desconfortável com o funcionário deixe claro os motivos que contribuíram para tal demissão, evite discutir com o funcionário. 

Mantenha o respeito

É importante que o empregador seja educado ao falar com o funcionário, colocando-se no lugar daquela pessoa que está recebendo uma notícia ruim. 

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Testemunhas

Sempre que for desligar um funcionário, tenha uma testemunha do lado, podendo ser, uma pessoa do RH, advogado ou supervisor de outro departamento. 

Comunique a equipe

Quando um funcionário é demitido o clima laboral pode ser de insegurança entre os demais integrantes, portanto seja transparente com a equipe e explique os motivos, claro, sem expor seu empregado. 

Conclusão

Portanto demitir um funcionário não é uma tarefa fácil, sendo assim é importante que esses cuidados sejam tomados, pois se houver alguma falha isso pode gerar uma experiência muito ruim para ambas as partes. 

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Por Laís Oliveira

Wesley Carrijo

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