Finanças Pessoais

Como funcionam os empréstimos para negativados? Entenda

Já muito se sabe que conseguir empréstimos com o nome sujo não é lá das tarefas mais fáceis. Isto porque, instituições financeiras verificam o risco existente na concessão de créditos para um determinado perfil junto aos órgãos do Serasa e SPC. Sendo assim, uma vez negativada, a pessoa é considerada um mal pagador, dificultando assim a liberação de empréstimo para esta.  

Contudo, ainda sim, é possível conseguir os empréstimos, o que pode ser uma solução para problemas que levaram a pessoa a estar com o nome sujo. No entanto, é necessário ter cautela, dado que estes créditos apresentam desvantagens, justamente em função do solicitante estar negativado. 

Em razão disso, é necessário previamente analisar as conjunturas do empréstimo, visando averiguar se de fato ele será a solução, evitando assim prejudicar ainda mais suas finanças pessoais. Alguns setores no país, já facilitam a concessão de créditos para quem está negativado, com prazos estendidos para quitação de dívidas, o que beneficiou muitos brasileiros, todavia, o cenário de empréstimos para negativados permanece muito complicado. 

Empréstimos com garantia

Levando em consideração a situação da pessoa que não tem um score alto, as instituições financeiras a veem como alguém que não honra com o pagamento de suas dívidas. Sendo assim, é muito comum que para conceder créditos para pessoas com o nome sujo, os bancos procurem uma garantia, desta forma os tipos de empréstimos mais comuns para negativados são os seguintes.

Empréstimos consignados: esta modalidade, funciona de forma que o devido é descontado direto da folha de pagamento, do salário ou benefício do devedor, ou seja, é garantido que a dívida será debitada. Geralmente disponibilizado para servidores públicos ou aposentados e pensionistas do INSS. 

Empréstimos com garantia de bens: também é possível conseguir mais facilmente créditos quando está negativado, a medida que a pessoa coloca bens de valor como garantia de pagamento, como imóveis, carros e terrenos.

Penhor: neste caso, a garantia vem através de um objeto de alto valor, como joias, relógios, ouro, prata, entre outros. A instituição financeira fica assegurada, pois, caso a dívida não for paga o objeto vai a leilão.  

Photo by @sitthiphong / freepik

Outros tipos de empréstimos para negativados

Caso em sua situação, não seja possível realizar as categorias de empréstimos ditas acima, ainda há a possibilidade de conseguir os créditos. Contudo, nestes casos, como as empresas não têm a certeza de pagamento da dívida, maiores serão as taxas de juros cobradas, dado que isto será usado de certa forma como garantia. 

Empréstimo sem comprovação de renda: ao solicitar o crédito nesta modalidade, deve-se esta ciente do seguinte fato: a empresa que irá conceder o empréstimo não saberá ao certo quanto você ganha, e seu nome está negativado, ou seja, o risco pára instituição é alto, o que refletirá nos juros cobrados. 

Você pode pedir estes empréstimos, via ‘internet’, apresentando documentos como RG, CPF e comprovante de residência, porém, o pedido ainda passará por análise para ser liberado. 

Empréstimos para autônomos negativados: esse é o caso possível para aqueles que trabalham por conta própria e têm dificuldades de comprovar a renda. O empréstimo do Serasa para estes casos, possui um prazo que varia de 6 a 36 meses conforme a situação do solicitante, sendo ele um tipo de crédito oferecido para pessoas que possuem dívida em aberto, e trabalham sem carteira assinada. 

Nestas situações, em que o autônomo não tem a garantia do dinheiro ao final do mês para arcar com suas contas, contar com opções de crédito é importante. Contudo, as análises de crédito costumam ser mais criteriosas, todavia, não quer dizer que não seja possível conseguir. 

Conclusão

Diante do exposto, uma oferta de empréstimo pode ser tentadora, no entanto, é necessário sempre ter cautela, e analisar devidamente, se este é o melhor caminho para limpar o seu nome. Isto porque, muitas vezes essa estratégia, pode te levar de uma dívida para outra, transformando sua situação em uma “bola de neve”.

Conteúdo por Lucas Machado

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

18 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago