Neste texto iremos tratar de um assunto muito importante quando falamos sobre o papel da contabilidade nas organizações em especial sobre o que é controladoria, qual a sua importância, quem é o controller e qual sua forma de atuação.
A controladoria é a unidade administrativa responsável pela coordenação da gestão econômica e fiscal nas organizações. Sejam essas organizações empresariais ou não, e que tenham o objetivo de auferir lucro ou sejam entidades sem fins lucrativos.
A missão da controladoria é dar suporte à gestão de negócios, de modo que assegure a eficácia das empresas, por meio de métodos que visam a otimização de seus resultados.
O controller é o profissional responsável por todo o processamento das informações contábeis, fiscal e administrativas nas empresas, é o principal executivo na área da contabilidade administrativa.
Para que as organizações possam produzir seus bens e serviços, o fim a que se propuseram, elas precisam de capital humano com especialidades em diferentes áreas de atuação, sejam: administrativa, financeira, de produção, comercial.
Estas áreas, por fim, devem ser alimentadas por um sistema de informação que dará apoio às operações necessárias ao planejamento, execução e controle das atividades operacionais.
A controladoria tem por missão gerar essas informações como um sistema de apoio à gestão empresarial.
A terminologia “controle”, frequentemente adquire uma conotação indesejável, pois, pressupõe um conceito impositivo e até mesmo punitivo nas organizações. Porém essa definição não se assemelha a posição e função do controller, que deve atuar no sentido de informar, formar, educar e influenciar, pelo seu conhecimento em gestão econômica e contábil, os gestores da empresa.
Aos empresários e dirigentes, é importante deixar claro que o controller não é responsável pelo alcance dos resultados desejados pelos administradores, este sim é papel dos gestores. Este profissional será responsável pelo monitoramento do plano de ação executado pelas empresas. O controller não toma decisões operacionais.
Primeiramente é necessário ter um departamento responsável por esta atividade ou mesmo contratar uma empresa de contabilidade capacitada a oferecer este trabalho.
Será realizada uma análise de toda organização e dos sistemas de controle já existentes, ou não.
Os elementos mínimos devem ser analisados:
Realizado o diagnóstico preliminar, o próximo passo é estrutura o sistema contábil para geração de relatórios, elaboração do plano de contas fiscal e gerencial, análise e orçamentos e por fim, estruturar todo o sistema contábil e gerencial.
A contratação do profissional contábil capacitado para este fim irá determinar o sucesso e a obtenção dos resultados almejados.
Conteúdo original por Dennis Nepomuceno
Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…
Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…