Para que a governança corporativa aconteça, é preciso que um programa de compliance seja aplicado. O termo é oriundo do verbo em inglês to comply e quer dizer estar de acordo com.
Com os recentes escândalos de corrupção envolvendo empresas no Brasil, esse tema passou a ser amplamente discutido.
Saber como implementar o compliance envolve etapas que, se não forem cumpridas adequadamente, podem colocar em xeque a reputação de uma companhia.
Em outras palavras, quem vai querer fechar negócio com uma empresa sem transparência?
Nos tópicos abaixo, explicamos as cinco etapas indispensáveis de como implementar o compliance na sua empresa.
Continue conosco até o final!
Existe uma realidade da qual não há como fugir: muitas empresas cometem atos ilícitos, umas em maior e outras em menor grau.
Com base nessa informação, é essencial para o sucesso do compliance que o núcleo gestor de uma companhia tenha consciência disso e faça uma análise de riscos.
Dessa forma, o controle sobre as atividades da organização será efetivo, de modo a mitigar atividades que venham a manchar a reputação do negócio.
Em virtude dos inúmeros escândalos envolvendo o dinheiro público, o governo federal aprovou a lei anticorrupção em 2013.
Com base em tal legislação é que os responsáveis pelo compliance criaram um código de conduta para ser seguido por todos dentro de uma companhia.
Um programa não deve ser imposto, mas sim comunicado a todos os colaboradores.
Dessa maneira, cada profissional terá a consciência sobre a importância do compliance, assumindo a responsabilidade de prezar pela ética corporativa, com o intuito de preservar o nome da empresa perante os clientes e o mercado como um todo.
Para implementar o compliance, é preciso montar uma equipe. A quantidade de membros é algo que vai variar de empresa para empresa.
O importante é que todos os envolvidos tenham o conhecimento e a expertise necessários para conduzir de modo eficiente o programa de governança corporativa.
Nesse sentido, os quatro cargos desejáveis dentro da equipe são:
Depois de implementado o programa de compliance, é necessário fazer um acompanhamento de perto, com o intuito de identificar e corrigir os problemas que surgirem.
Para isso, o uso de canais de comunicação se faz muito importante.
Dessa forma, os colaboradores terão os meios de informar à equipe quaisquer irregularidades, como conflitos de interesse e atividades comerciais não condizentes com o programa adotado.
Como foi dito, contar com profissionais capacitados é fundamental, de maneira que a equipe tenha entendimento profundo da legislação, com a finalidade de assegurar uma boa governança corporativa.
Portanto, saber como implementar o compliance envolve, além de colaboradores capacitados, o mapeamento de riscos, criação de um código de conduta, boa comunicação interna e o acompanhamento do programa depois de implementado.
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