Fique Sabendo

Como manter a estabilidade do clima organizacional?

Já sabemos que a cultura de uma empresa, seja qual segmento for, é feita por pessoas.

Cada uma delas é única, merece respeito, confiança e direciona as ações de uma liderança ou empresa.

Com todas as transformações vivenciadas pela pandemia e sentidas de formas diferentes, as novas lideranças são organizadas e firmadas por empatia, inclusão e vulnerabilidade.

De acordo com a administradora, master coach e analista comportamental, Tudy Vieira, o clima organizacional já existe dentro da empresa.

“Uma organização empresarial surge a partir das pessoas as quais trabalham nela. Como humanos, temos diversas maneiras de reagir emocionalmente ao ambiente ao qual estamos. E diante disso, de todos os sentimentos identificados e suas consequências no trabalho, podemos falar sobre clima organizacional,” explica Tudy.

Como cada um é um, as reações podem ser positivas ou negativas.

E os desafios vistos de diferentes visões.

“Por este clima já existir é fácil identificá-lo e totalmente possível que todos gerem resultados e estejam a par do papel das lideranças pela manutenção desse clima organizacional,” cita a master coach. 

Passos para um ambiente estável

O primeiro passo é garantir o bem-estar dos colaboradores da empresa.

“O segundo passo é que as lideranças estejam atentas às mudanças transformadoras do ambiente. Uma empresa é feita de gente para gente. Um bom líder engajará seu funcionário e o tempo para organizar as demandas de forma produtiva é algo que ele desenvolve a partir de prioridades,” ressalta a especialista.

Outro passo explicado por Tudy é que o (a) colaborador (a) é incentivado a obter um nível maior de consciência através do autoconhecimento.

“A motivação é o combustível que engaja os colaboradores a atingirem os resultados. A produtividade e a qualidade da entrega dos seus serviços ou produtos estão ligados em quão comprometida está a sua equipe. Para isso é importante uma liderança de alta performance. Somente um líder consegue extrair o melhor de sua equipe a oferecer o melhor de si,” assegurou.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

27 minutos ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

8 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

12 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

15 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

21 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

21 horas ago