É chegada a reta final para as compras de Natal. A maioria dos brasileiros deixa tudo para a última hora e, além de não conseguir encontrar o produto que quer disponível, ainda corre riscos de cair em ciladas.
Isso porque na pressa, não verifica procedência, se o site é seguro, clica em qualquer link sem pensar duas vezes, digita seus dados pessoais e pode cair em um golpe. Como já diz o ditado popular: a pressa é inimiga da perfeição.
Por outro lado, muitas empresas também não cumprem o que prometem, e é preciso correr atrás de seus direitos. Para ajudar nessa empreitada com segurança e garantir o cumprimento das ofertas, seguem orientações que podem ser valiosas neste momento. Acompanhe.
Dentre os problemas mais comuns nessa época são os atrasos nas entregas e o produto não ser aquilo que estava na propaganda e pedir a devolução do dinheiro.
A orientação para as compras on-line e até as presenciais é registrar todas as etapas da compra, assim como todas as informações contidas no anúncio. Entre elas estão a forma de realização da troca, preço, prazo de entrega, tamanho, cor, por exemplo.
Agindo desta forma, se ocorrer algum problema, o consumidor deve, com essas provas, procurar a própria empresa para tentar resolver a questão. Também é recomendável que se registre número de protocolo, data, horário, nome do funcionário com quem falou e guardar o e-mail.
Se o problema não for solucionado, o consumidor pode procurar intervenção dos órgãos de defesa do consumidor.
Estas dicas servem tanto para compras on-line como presenciais. O consumidor deve estar atento por mais apressado que esteja na hora das compras. Isso garantirá não ter dores de cabeça no futuro.
Verifique sempre a validade do produto em caso de alimentos. Chester, frutas secas, produtos embalados, etc. assim como notar se o peso está de acordo com o descrito na embalagem. Em caso de dúvida, peça para pesar.
No caso de brinquedos, atenção para o selo do Inmetro. É importante que tenha a fim de saber a procedência e se passou por todo protocolo de segurança, assim como faixa etária.
Exija sempre a nota fiscal na hora da compra, pois desta forma constará a data, a hora, o local e o objeto comprado. Desta forma, serve como prova de que houve a compra e será uma grande aliada em caso de troca ou reclamação.
Se as compras forem on-line, antes de efetuar o negócio verifica se há reclamações, avaliações de outros consumidores e um telefone de contato. Isso ajudará muito. Evite links enviados em redes sociais ou por um e-mail desconhecido.
Procure o Procon de sua cidade em caso de querer entrar com uma queixa ou levar o caso à Justiça. Sugerimos também a presença de um advogado para melhor orientação.
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