O IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) deve ser pago anualmente. Mas com a crise que se instalou no país, manter algum compromisso em dia está sendo uma verdadeira batalha. Caso você tenha atrasado o pagamento do IPVA, saiba que será possível fazer uma negociação, que pode livrar você de multas e penalidades.
Para você consultar os débitos do seu IPVA, basta realizar uma consulta no portal da Secretaria de Fazenda de cada estado. Informe o seu Renavam, a placa do seu veículo e outros dados que serão solicitados na hora da consulta pela plataforma digital.
Você pode baixar o débito do IPVA no formato boleto que poderá ser pago em banco. Esse boleto na verdade é um GRD (Guia de Regularização de Débitos), nele já virá a multa e juros e os demais encargos do atraso.
Você vai poder escolher a forma como quer pagar, podendo ser à vista ou parcelado. Lembrando que mesmo sendo escolhido o parcelamento, serão incluídos os encargos.
O pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancária ou lotérica ou também através do código de barras, se optar pagar pela internet.
Quando você atrasar o IPVA, não vai poder licenciar o veículo. O veículo estará sujeito a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito, o que pode fazer você perder sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Sendo que você pode ter mais multas e juros. E ainda por cima, ter o seu CPF incluso nos cadastros de proteção ao crédito. E você poderá ter o nome na Dívida Ativa da União (conjunto de débitos de pessoas jurídicas e físicas com órgão públicos federais.
O IPVA é calculado de acordo com o valor venal do veículo através de levantamento realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…