Vamos pensar juntos: sabe aquela loja que sempre que você passa em frente você precisa entrar? Ou sendo um pouco mais negativo, aquelas companhias que você sempre liga para relatar reclamações? Então, elas se baseiam de acordo com a experiência do cliente.
É com base nisso que o marketing de experiência ganha força. Ele é considerado uma estratégia utilizada por empreendimentos e vem trazendo resultados cada vez mais positivos.
O objetivo desse tipo de método é trabalhar com as sensações dos clientes, ou seja, a ideia é estimulá-los para que sintam reações intensas em relação a marca.
Bom, mas é fundamental ter muito cuidado com o marketing de experiência, uma vez que se o seu cliente não estiver satisfeito e tenha passado por situações desagradáveis, a sua estratégia pode não funcionar.
Pensando nisso, fizemos um artigo para explicar e mostrar como o marketing de experiência é importante para conseguir novas vendas e encantar os clientes.
Atualmente as vendas só são concretizadas por conta da subjetividade e relação entre cliente e vendedor. Ou seja, nós compramos um produto quando sentimos confiança no vendedor e nos sentimos ligados, de alguma forma, com o que nos é apresentado.
Com isso, empresas buscam cada vez mais modos eficazes de impactar o cliente por meio de efeitos sensoriais ou emocionais.
Não tem muito segredo. As ações voltadas ao marketing de experiência normalmente são simples: sabe quando você passa em frente de uma loja de perfumes e o cheiro faz com que você entre no estabelecimento? Isso é uma estratégia desse segmento.
De modo geral, é importante que você possibilite que seus potenciais clientes saiam do previsível, da zona de conforto, tudo de modo natural. A ideia é que ele associe as sensações positivas com a sua marca.
É simples, isso torna mais fácil para as pessoas assimilarem sua marca com situações que são agradáveis a ela e a chance de consumir aquilo aumenta.
É muito comum, ao buscar mais clientes por meio do marketing de experiência, que o responsável fique totalmente focado para que nada saia errado. Isso porque se a estratégia precisa estar coerente com os valores da empresa para não causar o efeito inverso e causar uma baita dor de cabeça.
Propagandas enganosas são o grande problema das empresas, tendo em vista que os clientes estão cada vez menos tolerantes com esse tipo de ação. Então, uma coisa é certa: fique atento e tome muito cuidado para que a investida não acabe gerando engajamento negativo.
Um passo interessante é realizar uma ação de marketing de experiência com o objetivo de avaliar os processos internos da empresa e o relacionamento de consumo do cliente com a marca, de forma a conquistar um retorno tanto verdadeiro quanto positivo.
Lembre-se que essa estratégia pode ser implementada por qualquer segmento, seja ele voltado à resina epóxi, máquina de fusão de fibra ou equipamento de proteção individual. As chances aumentam quando o planejamento é feito com eficiência e pensando no cliente.
Este artigo foi escrito por Iago Martins, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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