Você que é um Microempreendedor Individual (MEI) ou que ainda deseja se formalizar como um, já pensou como que o MEI faz para comprovar sua renda?
Se você quer entender exatamente como o microempreendedor comprova sua renda, principalmente quando somos acometidos por dúvidas sobre a realização de empréstimo, aluguel de um imóvel ou até mesmo abrir uma conta bancária, acompanhe!
Caso você queira saber como comprovar sua renda para qualquer possibilidade que seja, onde é solicitado o comprovante de renda, saiba que são quatro maneiras diferentes que o MEI pode ter para comprovação da renda, confira cada um deles:
O Microempreendedor pode comprovar sua renda através do extrato de sua conta bancária. Inclusive em diversos casos o MEI depende de um extrato bancário completo e detalhados dos últimos meses quando a intenção é a obtenção de um empréstimo.
Extratos com movimentações de investimento também podem ser anexadas, contudo a assinatura do gerente da sua conta oferece uma validade ainda maior do que o extrato bancário obtido pelo caixa eletrônico ou ainda via internet.
A sigla Decore significa Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, documento que só pode ser elaborado e emitido por contadores, sempre baseado em outros documentos que comprovem oficialmente a renda.
Por exemplo, alguns desses documentos para MEIs podem ser:
Para a Decore, o microempreendedor pode escolher o período de elaboração — aquele para o qual necessita comprovar renda. Dessa forma, apresenta ao contador a documentação comprobatória de dados e obtém a declaração.
Já que a Decore pode ser especificado por período, contar com a autenticação de um contador autorizado pelo conselho da classe a atuar e apenas ser emitido baseado em dados válidos, é o suficiente para comprovar renda.
O microempreendedor que é um prestador de serviços pode utilizar seus contratos para a comprovação de renda, desde que a instituição no entanto, aceite o mesmo para a finalidade designada.
Algumas vezes, esses contratos são aceitos junto a outros documentos comprobatórios, que servem para uma análise mais detalhada demonstrada pelo MEI.
Através da declaração do Imposto de Renda é possível a comprovação do faturamento anual do Microempreendedor, entretanto a utilização do IR demonstra apenas os resultados dos últimos meses ou ainda do último ano, por isso acaba sendo meio raro que as empresas ou instituições bancárias solicitem a declaração do Imposto de Renda para comprovação da renda.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…