Se sabe o quanto é difícil conseguir empréstimos com o nome no Serasa ou no Spc, bem como financiar um bem de mais valor ou solicitar um cartão de crédito, todavia, é disponibilizado por diversas instituições financeiras uma análise de crédito para liberar as quantias ao solicitante MEI.
Todo e qualquer MEI (microempreendedor individual) com o pagamento de impostos em dia e CNPJ ativo pode esta solicitando os empréstimos.
Em razão disso, entenda como esses empréstimos são realizados, eventuais taxas que podem ser cobradas e estratégias para conseguir ser aprovado.
Como pedir?
Para solicitar o MEI precisa apresentar uma série de documentos à instituição financeira na qual será realizado pedido. Confira quais são:
- certificado de Microempreendedor Individual
- comprovante de residência
- comprovantes de renda pessoal e da empresa
- plano de investimento ou um documento que diga como será utilizado o dinheiro
- RG e CPF
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2018/02/declaracao-anual-do-mei-microempreendedor-individual.jpg)
Possíveis taxas de juros
Cada instituição tem suas próprias regras e condições que podem alterar no custo do empréstimo para o solicitante, porém muito depende da situação Microempreendedor no Serasa. Deste modo, será avaliado através de um sistema de score do Serasa, a condição que a pessoa tem de pagar as contas nos próximos 12 meses. Sendo assim, quanto menor for o score de crédito no serasa, maiores serão as taxas cobradas.
Score do Serasa: É uma pontuação que vai de 0 a 1000, sendo baixa as chances de cobrança de altos juros quando somado mais de 700 pontos, média de 300 a 700, e alta quando abaixo de 300.
Como facilitar a aprovação do empréstimo
Confira algumas dicas, para obter mais chances de ter seu empréstimo aprovado:
- Saiba quanto você precisa de fato;
- Ideal que a parcela não seja maior que um terço da sua renda mensal, para evitar que você acumule uma nova dívida;
- Informe seu orçamento mensal, funciona como uma identidade da sua realidade financeira;
- Comprove sua renda, para não dar mais motivos para o empréstimo ser negado;
- Reúna todos os documentos pedidos na solicitação.
Conteúdo por Lucas Machado