A partir da adoção do SPED, a preocupação em confeccionar os livros impressos e organizar espaços para arquivar tais conteúdos por anos e anos foi substituída pela necessidade de investimentos em espaços tecnológicos para armazenar os documentos virtuais. Notas fiscais, livros contábeis e balancetes deixaram de ocupar salas e arquivos, dando espaço aos discos e backups para armazenar os bancos de dados e aplicações para o negócio. Tudo isso vem mudando a forma como a contabilidade utiliza e lida com os recursos de TI. A preocupação com a segurança também é outra e está relacionada ao bom funcionamento dos equipamentos e com uma gestão de qualidade.
Nesse cenário, a utilização da nuvem destaca-se como a melhor alternativa para armazenar, reter, gerenciar e buscar as informações em sistemas contábeis e fiscais. Além de moderna, é extremamente segura, com níveis de segurança comparados aos utilizados por bancos. Tudo isso com economia de investimentos pois, a partir de sua adoção, comprar hardware e softwares para servidor tornam-se desnecessários.
A nuvem tornou possível a utilização prática do conceito de mobilidade. O profissional contábil já pode trabalhar em trânsito, home office e em seus clientes como se estivesse no escritório, diretamente no sistema, bastando uma conexão com a internet e um dispositivo, que pode ser computador, notebook, tablet, ou smartphone.
Grazielle Viana, da M2 Solution , empresa fornecedora de soluções em nuvem, conta que “Desenvolvemos uma solução em nuvem que, além de armazenar informações, virtualiza aplicações que antes dependiam de um servidor para funcionar, o ERP fica disponível na internet e os usuários acessam através do navegador. Esse tipo de tecnologia já está sendo utilizada por escritórios de contabilidade e auditoria na cidade de São Paulo e pode ser adotada por qualquer empresa, independentemente de sua localização. A solução transformou os investimentos em compra de servidores, licenças de software, softwares de backup e serviços de manutenção em coisa do passado. “
Outro diferencial é que os ambientes em nuvem ficam disponíveis rapidamente, não sendo mais necessários meses de implantação e testes que causavam muitas interrupções e dores de cabeça aos gestores.
A profissionalização e modernidade dos novos processos têm oferecido oportunidades às empresas de contabilidade se destacarem no mercado a partir da adoção de ferramentas antes disponíveis somente a grandes empresas. Consultorias de olho no futuro estão mudando seus conceitos, se adaptando e levando maior credibilidade aos seus clientes.
A hora de mudar, pode ser agora. Por que não? Modernize a gestão do seu escritório e conquiste novos clientes!
Fonte: Notícias Terra
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…