A carteira de trabalho digital é prática e facilita a vida de trabalhadores brasileiros, desenvolvida em 2017 o documento digital passou a substituir o físico a partir de 2019.
Mais de 303 milhões de cidadãos já têm acesso a sua Carteira de Trabalho e Previdência Social digital, segundo informações do Governo o número de novos usuários e acesso aumentou devido à pandemia da Covid-19.
Com o documento digital substituindo o físico é muito importante que os brasileiros que ainda não sabem como funciona a CTPS Digital, entendam como ela funciona e é isso que vamos explicar no artigo de hoje.
Quem pode emitir a carteira de trabalho digital e como fazer?
Qualquer cidadão que tenha sua inscrição junto ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), pode ter acesso à sua CTPS Digital.
Existem duas formas de ter acesso a sua Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital, e verificar seu histórico profissional e outras funcionalidades, confira abaixo:
Aplicativo: utilizando seu smartphone você pode baixar o app na loja de aplicativos do seu celular, disponível para Android e iOS. Nesta versão é possível ativar as notificações referentes às movimentações do seu contrato de trabalho.
Desktop: outra maneira é acessar sua CTPS Digital através do seu computador da seguinte maneira:
- Acesse o portal gov.br
- Buscar a opção Carteira de Trabalho digital,
- Clique em solicitar
- Vá até à opção Quero me Cadastrar
- Preencha seus dados conforme o passo a passo
- Caso possua cadastro volte para a tela da senha de acesso
- Clique no botão Já tenho Cadastro
- Siga as orientações.
- Pronto. Você já está na Área do Trabalhador. Clique agora no ícone Carteira de Trabalho Digital.
A Carteira de Trabalho Digital substitui a carteira de trabalho física
Aquele que não possui o documento físico não precisa emiti-lo, afinal a CTPS digital substitui o documento físico desde setembro de 2019.
Desde então, todas as anotações relacionadas à vida laboral do trabalhador são registradas no documento digital.
Caso você já tenha o seu documento físico o ideal é que o deixe guardado, pois ele ainda continua tendo validade para comprovação de trabalhos mais antigos, mesmo que a carteira de trabalho digital também contenha essas informações.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.