É muito importante que os profissionais contábeis conheçam as obrigações das empresas, além de entenderem o seu funcionamento e prazos. A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) é uma dessas obrigações acessórias. Precisa ser cumprida mensalmente e a empresa que não enviá-la no prazo pode ser multada.
A DCTF deve ser apresentada pelos contribuintes para informar os tributos e contribuições apuradas, pagas ou parceladas, e se há créditos ou compensações.
Contudo, quem tem a obrigação de enviar? Quais as penalidades de não entregar? Como pagar a DCTF em atraso? Acompanhe a leitura a seguir e fique por dentro do tema.
Leia também: Quais são as obrigações acessórias para o começo de 2023?
A DCTF é uma declaração mensal e tem como finalidade declarar as informações sobre diversos tributos e contribuições. Assim, através desta declaração a Receita Federal consegue informações necessárias para realizar o lançamento do crédito tributário e consegue saber a forma que a empresa utilizou para quitar esse crédito.
Portanto, devem constar na declaração também da DCTF os parcelamentos, compensações ou suspensões de crédito tributário.
Os contribuintes que devem entregar a declaração, são:
A declaração preciso de envio mensal até o 15º dia útil do 2º mês subsequente ao mês de ocorrência dos fatos geradores. Por exemplo, se o fato gerador ocorreu em janeiro, as informações referentes a ele devem ocorrer em março.
As penalidades por não apresentar a DCTF é ficar sujeito às multas com definição na IN RFB Nº 2005/2021.
A regra para o cálculo da multa é:
Destacando que a multa mínima a ser aplicada será de R$ 200,00 (duzentos reais), em caso de omissão de declaração sem ocorrência de fatos geradores, ou, R$ 500,00 (quinhentos reais), nos demais casos.
Leia também: eSocial: Nova versão terá informações sobre processos trabalhistas
A multa deverá ser paga mediante DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e com o código 1345. Além disso, é preciso ter atenção quanto ao preenchimento dos seguintes campos:
a) Período de apuração: informar a data, no formato dd/mm/aa, correspondente ao 1° dia útil após o prazo previsto para entrega da declaração;
b) Data de vencimento: informar a data, no formato dd/mm/aa, correspondente ao dia da entrega da declaração;
c) Código da receita: informar 1345.
Por fim, a notificação de lançamento e o DARF da multa deverá ser impressa por meio do programa gerador da declaração na opção “Imprimir” do menu “Declaração”.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…