Chamadas

Como pedir a aposentadoria sem precisar de ajuda?

Será que você pode pedir a aposentadoria sem precisar de ajuda de um profissional? Bom, você pode sim pedir a sua aposentadoria sem precisar de um advogado especialista orientando.

Mas quem vai fazer a solicitação sozinho, deverá ficar atento a uma série de situações para que no futuro não se arrependa. Isso porque qualquer erro cometido, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderá negar a solicitação. Ou, também você fizer cálculos errados e sua aposentadoria poderá ter um valor muito abaixo do esperado.

Ponha uma coisa na sua mente, não basta apenas solicitar o benefício. É necessário estar atento às regras da Previdência Social, para poder ter acesso a uma aposentadoria. No texto a seguir, vamos mostrar erros que as pessoas cometem ao solicitar uma aposentadoria sem ajuda de um profissional.

Leia Também: Como saber se a taxa de juros do meu financiamento é abusiva?

Será que você pode pedir a aposentadoria a qualquer momento?

Quando o assunto é aposentadoria, um mês pode fazer muita diferença no valor do benefício. E às vezes, um dia poder levar o INSS a indeferir o seu pedido.

Por isso, o cidadão ao pedir a aposentadoria precisa saber se realmente está no tempo certo de concessão do benefício. Esse detalhe pode evitar que você tenha prejuízos no futuro.

Quem se aposenta cedo pode ser prejudicado pelo fator previdenciário. Esse fator, na maioria das vezes, diminui o valor do benefício. Ele está ligado diretamente à idade do segurado.

Por isso, quanto mais novo você for, maior será o fator previdenciário e menor o valor de sua aposentadoria. 

Lembrando que existem diversos tipos de aposentadoria no INSS. O segurado pode ter direito a mais de uma modalidade. 

Antes de pedir a sua aposentadoria, é necessário fazer um cálculo previdenciário para você entender a sua situação atual antes de dar entrada com o pedido.

Não compare a sua situação com a de outras pessoas

Um dos principais erros cometidos pelos segurados é comparar o seu momento com o de outras pessoas. Você pode achar que porque o seu vizinho tem a mesma idade que a sua, ou trabalhou o mesmo período que você, será possível  vocês pedirem o mesmo benefício e receber o mesmo valor. Mas saiba que as coisas não funcionam assim.

Como diz aquela velha frase: cada caso é um caso. Cada pessoa vai ter a sua particularidade. Para pedir um benefício ao INSS, é necessário observar qual o tipo de trabalho, se houve insalubridade, se você ficou algum tempo sem trabalhar, entre outras situações.

Então meu amigo e minha amiga, para pedir aposentadoria você não pode fazer comparações com outras pessoas.

Leia Também: INSS libera pagamento das aposentadorias de novembro

Não escolher a melhor aposentadoria e aceitar qualquer benefício

A pressa para se aposentar pode ser seu grande inimigo. Isso porque você acaba esquecendo que existem mais de um tipo de aposentadoria.

Você pode se aposentar por idade, mista, rural, especial, por tempo de contribuição, etc. outro motivo de atenção são as regras de transição que foram criadas pela Reforma da Previdência em 13 de novembro de 2019.

Para não ter um valor baixo na sua aposentadoria, às vezes é preciso esperar uns meses antes de pedir o benefício. Caso você tenha alguma dúvida, pode usar a planilha que simula o tempo de contribuição do segurado. Isso pode ser feito no próprio site do INSS que possui uma calculadora gratuita.

Lembrando que a calculadora vai fazer uma simulação como base. Porém, você deve estar atento ao seu CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), para verificar se não está faltando algum dado, isso porque qualquer erro no cadastro pode prejudicar você, pois pode acontecer erros no tempo a ser convertido, o que pode fazer o cálculo sair incorreto. 

O CNIS é o documento que consta todos os registros laborais do trabalhador. Todo período que ele trabalhou na sua vida deve constar nesse documento.

Por isso, preste atenção, é comum o CNIS estar com falhas no INSS. Quando isso acontece, o período que está faltando não será contabilizado para fins de aposentadoria. 

Por isso que pode acontecer de o trabalhador já ter cumprido os requisitos da aposentadoria, mas, na calculadora do INSS diz que não.  E, são poucas as pessoas que têm esse cuidado de conferir os registros da carteira de trabalho com os CNIS.

Quem deseja pedir a aposentadoria sem ajuda de um advogado especialista, precisa primeiro conferir o CNIS. Caso haja erros, você poderá corrigir antes de dar entrada na sua aposentadoria.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

7 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

8 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

11 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

12 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago