Empresas do grupo:

Início » Como pedir empréstimos utilizando o saldo do FGTS? Entenda

Como pedir empréstimos utilizando o saldo do FGTS? Entenda

por Lucas Machado
3 minutos ler
FGTS

Atualmente, existem diversas situações que dão o acesso ao Saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), bem como uma demissão por justa causa ou por herdeiros mediante o falecimento do titular da conta. Além disso, é possível utilizar o fundo como garantia para empréstimos e financiamentos, e sobre isso que iremos tratar agora. 

Aqueles que desejam adquirir créditos através do fundo, devem primeiramente optar pelo saque-aniversário, modalidade que permite a retirada parcial do valor presente no FGTS anualmente, conforme o mês de aniversário do trabalhador.

Sendo assim, o trabalhador pode antecipar 3 parcelas do saque-aniversário, ou seja, é possível adquirir por agora até 3 anos de pagamento do fundo. Além disso, é bom estar ciente em relação ao seguinte fator, o FGTS passa por uma correção mensalmente, ocorrendo todo dia 10. Desta forma, o cidadão, caso prefira, pode sacar após o crédito de juros e a atualização monetária. O valor mínimo de crédito, nesse caso, corresponde a R$ 2 mil. 

Ademais, já é possível utilizar o FGTS para financiamentos imobiliários através do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Outra opção será por meio do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) que estará disponível a partir de agosto deste ano. 

SFH

Através do SFH, pode-se utilizar o saldo do fundo para quitar parte do financiamento imobiliário, ou financiar imóveis no valor de até R$ 1,5 milhão. Contudo, ao optar por esse sistema os juros são limitados, sendo o percentual de até 12% ao ano. 

FGTS

SFI

Em agosto de 2021, esta categoria de financiamento será estendido ao SFI, lembrando que anteriormente este processo era restrito ao SFH. Sendo assim, o grande diferencial deste modelo, é financiar um imóvel através de recursos livres de instituições bancárias. Assim sendo, optar pelo SFI, pode-se realizar utilizar o saldo do FGTS para as seguintes opções: 

  • Pagar o valor total da compra/construção de um imóvel, ou utilizar parte dele como entrada;
  •  Liquidar suas dívidas (amortização), ou reduzir o valor devido do imóvel;
  • Também existe a possibilidade de abater 80% das prestações em até 12 meses. 

O que mais dá acesso ao FGTS?

Por fim, confira todas as outras situações que dão acesso ao saldo presente no FGTS: 

  • Demissão sem justa causa
  • Término do contrato por prazo determinado;
  • Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato;
  • Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
  • Aposentadoria;
  • Falecimento do trabalhador;
  • Suspensão do trabalhador avulso
  • Necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido pela portaria do Governo Federal.

Conteúdo por Lucas Machado

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More