Categories: + LidasDestaques

Como profissionais liberais e autônomos podem comprovar renda

A comprovação da renda é um item frequentemente requisitado pela maioria das empresas de crédito e bancos. Mas como comprovar renda sendo profissional liberal ou autônomo? Muitas pessoas vêem na comprovação de renda um empecilho para a realização de alguns de seus desejos. Seja a aquisição da casa própria, de um automóvel ou em caso de urgência, uma vez que não possuem carteira assinada, teoricamente não podem comprovar seus ganhos. A boa notícia é que mesmo sem trabalhar sob regime das leis trabalhistas (CLT), que prevê um contrato e assinatura na carteira de trabalho, é possível sim comprovar renda.

Deu a louca na Ensino Contábil, cursos de 80 a 110 reais (Saiba Mais)

Documentos que substituem o Holerite para comprovar renda

Alguns documentos podem substituir o holerite. Declaração de Imposto de Renda, extratos bancários e a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos.

Comumente conhecida como DECORE, a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos é um documento especialmente dirigido a profissionais liberais. Por exemplo: médicos, advogados, terapeutas, corretores, dentistas, etc. e autônomos como taxistas, pedreiros, vendedores autônomos, feirantes e etc.

Esta declaração é um documento oficial à comprovação de renda de autônomos, profissionais liberais, empresários e pode substituir o holerite. Além disso, garante a você que se encaixa no perfil dos profissionais citados acima o crédito, financiamento, abertura de conta ou atender demais necessidades que dependam desta comprovação.

Empresários ou micro- empresários, também podem utilizar a DECORE para comprovar a retirada do pró-labore. O pró-labore é a remuneração dos sócios que trabalham na empresa. Ele corresponde ao salário de um administrador contratado para isso, sendo definido com base nos salários de mercado para o tipo de atividade que o sócio presta.

A DECORE só poderá ser emitida por profissionais de contabilidade devidamente habilitados. Também só terá validade se o selo DHP – Declaração de Habilitação Profissional – estiver afixado ou impresso no corpo da mesma. Este selo é fornecido e também controlado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da região em que o responsável por sua elaboração é registrado, personalizado com seu nome seja por meio impresso ou digital. Isso garante maior segurança para as instituições financeiras uma vez que só terão o selo profissionais devidamente habilitados. A regra também se aplica ao solicitante uma vez que a validade do documento emitido poderá ser verificado via código de controle emitido junto ao mesmo no site do CRC.

Via Cia Domus

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

19 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago