Foto: Lidiana Cuiabano / Detran - MT / Agência Brasil
Motoristas de primeira viagem ficam ansiosos pela chegada de sua primeira habilitação e esta espera pode ser angustiante. Já, outros, precisam de uma segunda via ou renovaram o documento e aguardam até mesmo para poder trabalhar.
Neste sentido, rastrear a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é uma possibilidade para amenizar esta espera. Conforme mencionamos, a CNH deve ser solicitada em três casos: nova habilitação, perda ou roubo do documento e neste caso é necessária uma segunda via e renovação do documento.
O processo de entrega sempre foi o mesmo, porém muita gente ainda não sabe que pode acompanhar a entrega da CNH pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).
Na leitura a seguir vamos explicar como rastrear este documento. Acompanhe!
O processo é bastante simples. Vai precisar do número do CPF e data de nascimento. Veja:
1º passo: acesse o site do Detran do seu estado e procure por serviços online;
2º passo: agora será necessário procurar por “Acompanhamento de serviços de CNH (envio pelos Correios)” ou “Consultar envio da CNH”, a opção pode variar de acordo com o Detran de cada estado;
3º passo: insira todos os dados solicitados no site, como CPF e data de nascimento e depois clique em “Avançar”;
4º passo: na tela deverá aparecer o código de rastreamento dos Correios, copie ele;
5º passo: acesse o site dos Correios e clique em “Rastreamento de objetos”, insira o código e clique em “Buscar”.
Com o avanço da tecnologia, é possível obter a versão digital da carteira de motorista. Vamos mostrar como adquirir a sua CNH digital.
Inicialmente, o processo era realizado inteiramente por meio do site do Detran de cada estado. Contudo, o Ministério das Cidades em conjunto ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) desenvolveu uma ferramenta que facilitou muito a vida dos motoristas profissionais ou não. Foi criado o aplicativo que funciona em tablets e smartphones e contempla a CNH digital.
O acesso é muito simples. Se a sua CNH impressa já está na versão mais recente — aquela com um QR Code impresso atrás —, já é possível acessar. Primeiro, faça o download do CDT no seu dispositivo. Em seguida, basta fazer o cadastramento no App. Você receberá um link para validar e ativar o seu cadastro.
Depois de ativado, já será possível logar no aplicativo. Quando estiver dentro dele, clique em “adicionar documento”. Depois, temos alguns passos adicionais até gerar a sua CNH digital. Isso porque, temos 3 meios de validação. São eles:
No primeiro caso, temos a CNH digital por meio de um certificado digital, que viabiliza toda segurança e confiabilidade que um e-CPF, pode proporcionar. Nesse caso, você deve realizar os seguintes passos:
As demais opções devem ser feitas com a leitura do QR Code. Depois de identificar a sua habilitação impressa, o sistema exigirá uma espécie de prova de vida. Basicamente, você deve executar alguns movimentos solicitados pelo App para comprovar que se trata de uma pessoa real.
Deste modo, o app pedirá a criação de uma senha de 4 dígitos, bem como uma chave de acesso. Ambas deverão ser informadas sempre que o documento digital for utilizado.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…