Atenção aposentados e pensionistas do INSS! Fiquem espertos porque a partir do mês de janeiro de 2022, a prova de vida voltará a ser obrigatória para todos os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os beneficiados devem fazer a prova no banco responsável pelo pagamento e há várias formas de realizar o procedimento, que pode ser feito nos caixas eletrônicos com o uso da biometria, nas agências e nos aplicativos das instituições.
Quem tem a biometria facial registrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode fazer a prova de vida no aplicativo Meu INSS.
Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir a visita a domicílio. O agendamento da visita pode ser feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo.
Segundo a portaria 1.366 do INSS, publicada em 14 de outubro de 2021, o mês de aniversário dos beneficiários servirá como referência para a prova de vida. Apesar do instituto declarar que os aniversariantes de janeiro já vão precisar fazer o procedimento no próximo mês, os bancos afirmam que detalhes da operação ainda estão em discussão.
Apesar da prova estar sendo feita normalmente nas instituições financeiras, o INSS está proibido de cortar benefícios por falta de cadastramento até o próximo dia 31 de dezembro. Porém, a partir de fevereiro o órgão já pode cortar ou suspender os pagamentos.
Na Caixa Econômica Federal, o aposentado ou pensionista pode fazer no próprio caixa eletrônico caso já tenha cadastrada a identificação biométrica.
Os beneficiários do INSS podem consultar a data da última prova de vida realizada no aplicativo Caixa Trabalhador, pelo telefone 0800 726 0207, opção 7 e nas agências do banco.
No caso do Banco do Brasil, pode ser feita através do celular. Pelo aplicativo do banco, o dispositivo deve ter sido liberado. Ao acessar a conta, o cliente deve entrar no menu “Serviços > INSS > Prova de vida INSS”, tirar foto do documento de identificação, frente e verso, e uma selfie. O beneficiário pode acompanhar pelo app BB se sua prova de vida foi aceita e qual o prazo de validade.
Quem não tiver o aplicativo do banco, pode ir pessoalmente, nas agências e nos correspondentes bancários Mais BB. Também pode ser feito nas caixas eletrônicos, com a biometria digital. O banco prevê liberar em breve a prova de vida pelo WhatsApp BB (61) 4004-0001.
Prova de vida vencida em: Novembro/2020 a junho/2021
Prazo final para o recadastramento: Janeiro/2022
Prova de vida vencida em: Julho e agosto/2021
Prazo final para o recadastramento: Fevereiro/2022
Prova de vida vencida em: Setembro e outubro/2021
Prazo final para o recadastramento: Março/2022
Prova de vida vencida em: Novembro e dezembro/2021
Prazo final para o recadastramento: Abril/2022
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…