Adquirir um financiamento é uma das situações mais naturais na hora de comprar um veículo, uma casa ou um outro bem de valor elevado. Nessas horas, o cidadão recorre a um contrato para fazer o pagamento parcelado.
Infelizmente, a prática da cobrança de juros abusivos ainda é uma realidade no Brasil, com empréstimos e financiamentos extrapolando o valor máximo previsto pelo governo. Em situações desse tipo, a ação revisional de juros é um instrumento legal para identificar se há, de fato, cobranças indevidas e ter o ressarcimento dos valores pagos.
Mas você sabe identificar o que são esses juros abusivos? Como fazer para evitá-los? E como pedir uma ação revisional? Saiba essas respostas lendo o texto a seguir.
Os juros abusivos são taxas de juros consideradas extorsivas, sendo cobradas acima de um valor máximo previsto pelo Banco Central. Esse tipo de juros está muito associado, a financiamentos de automóveis, casas e bens, onde as taxas de juros costumam ser camufladas pelas instituições financeiras.
Algumas instituições costumam chamar a atenção para os pontos fortes de seu financiamento e acabam ludibriando as pessoas que não conseguem calcular juros abusivos para contratarem seus serviços. Esta pode ser considerada uma prática de má-fé, algo que pode ser contestado na justiça e para o qual é possível ficar atento, desde que se saiba identificá-la.
Portanto, ao contratar um empréstimo, financiamento ou solicitar crédito com alguma instituição financeira,é preciso consultar a taxa de juros dos contratos. Principalmente para analisar se têm valores elevados nas parcelas. E, assim, pode fugir de um prejuízo financeiro.
Primeiramente, para saber se os juros são abusivos, é necessário antes calcular o valor efetivo que está sendo cobrado. Atualmente existem simuladores que realizam o cálculo automaticamente.
O Banco Central, por exemplo, disponibiliza ao público pela internet a chamada Calculadora do Cidadão, ferramenta para fazer esse cálculo Através dela, o cidadão preenche os dados do financiamento e gera o resultado real do financiamento de acordo com os juros.
São quatro dados fixos, mas o usuário precisa preencher pelo menos 3 na calculadora. São eles: número de meses, taxa de juros ao mês, valor da parcela e valor financiado. Portanto, é fundamental fazer esse tipo de cálculo para descobrir se os juros são abusivos ou se estão de acordo com as práticas de mercado.
Recorrer aos juros abusivos é uma alternativa disponível para quem já contratou as prestações com juros altos. Portanto, é possível abrir uma Ação Revisional de Juros. Com ela, o contratante do empréstimo ajusta a taxa de juros de acordo com o Banco Central.
Nessa ação revisional é possível:
– A eliminação de cláusulas abusivas no contrato de financiamento, seja ele já assinado ou não
– A redução do valor da dívida total ou do valor das parcelas do financiamento do veículo
– Requerimento da devolução dos valores pagos em excesso, isto é, relacionados aos juros ou taxas abusivos
Para que a revisão de financiamento aconteça, o contratante precisa recorrer à Justiça Comum ou ao Procon. Este último é um órgão de fácil acesso a população e o lugar correto para procurar os direitos do contratante através do Código de Defesa do Consumidor no Brasil.
Uma vez que é sabido que a taxa de juros tem como base a média praticada pelas instituições bancárias, o bom senso das instituições é o que prevalece nos financiamentos.
Quando as instituições financeiras não usam do bom senso na taxa de juros, os consumidores devem estudar o contrato e fazer questionamentos importantes.
Em primeiro lugar, é preciso comparar qual a taxa de juros das outras instituições bancárias e financeiras. Em segundo lugar, é preciso saber se é possível economizar e evitar contratar o financiamento. Por fim, basta pesquisar qual é a melhor oferta e valor do mercado para o financiamento que pretende contratar.
Desta forma é possível dizer que tudo foge da média de juros das instituições é considerado juros abusivos. O Banco Central tenta combater essas práticas nas instituições, por isso divulga relatório sobre a média das taxas de juros no Brasil. Tudo o que ultrapassar a média durante a negociação é considerado abusivo.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…