Todo brasileiro sonha em encerrar suas atividades laborais e ter a tão sonhada aposentadoria, agora imagine se aposentar com o teto do INSS. No artigo de hoje vamos esclarecer o que o trabalhador precisa fazer para conseguir se aposentar com o teto máximo do INSS. Acompanhe
O que é Teto do INSS?
O próprio nome já diz, o teto máximo do INSS é o valor máximo que o segurado poderá receber de qualquer benefício do INSS. Neste ano de 2021 o teto do INSS é no valor de
R $6.433,57.
Em resumo, nenhum segurado poderá receber qualquer benefício acima deste valor, até porque nenhuma contribuição poderá ser calculada sobre o valor acima deste teto.
Veja como receber o teto do INSS
Uma aposentadoria com valor correspondente ao teto do INSS, vai depender de 2 fatores:
- A média dos salários de contribuição, que deve ser equivalente ao teto do INSS;
- Sendo necessário preencher os requisitos de alguma aposentadoria com valor equivalente a 100% da média dos seus salários de contribuição.
- Vou explicar cada uma delas separadamente. Veja!
Média dos salários de contribuição
- Antes da reforma da previdência: A regra do cálculo era feita da seguinte forma, eram descartados os 20% dos menores salários de contribuição na hora de calcular a sua aposentadoria.
- Depois da reforma da previdência: Esta regra foi alterada, a partir de agora todos os salários de contribuições a partir de julho de 1994 entram no cálculo do seu benefício.
Com isto é muito difícil algum cidadão receber acima do teto do INSS desde o seu primeiro salário.
Em todo caso, um empregado ou trabalhador avulso que pretende se aposentar com o teto, será necessário ter uma remuneração igual ou superior ao teto do INSS.
Para os contribuintes individuais, o rendimento mensal deve ser igual ou superior ao teto do INSS.
Já os contribuintes facultativos são necessários optar por pagar os 20% sobre o teto do INSS.
Aposentadoria com valor equivalente a 100% da média salarial
Além de você possuir uma média salarial equivalente ao teto do INSS, deve o segurado preencher os requisitos de alguma aposentadoria que permita o pagamento de um benefício com valor equivalente a 100% dessa média.
Com a reforma da previdência, ficou muito difícil cumprir os requisitos de alguma aposentadoria com valor máximo, logo se o segurado cumpriu os requisitos antes da reforma, as suas hipóteses são bem maiores.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira.