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Como reconhecer o que são doenças ocupacionais?

Dependendo do tipo de atividade laboral, alguns profissionais são mais propícios a adquirirem certos tipos de doença. Seja pela repetição, pela posição ou por conta de agentes insalubres. São as chamadas doenças ocupacionais. Essas enfermidades podem ser de ordem psíquica e física e são muito comuns.

Esse tipo de doença gera uma série de responsabilidades aos empregadores. Elas são de ordem preventiva, para evitá-las, e indenizatória, quando a empresa pode ser responsabilizada pelo pagamento de indenizações por danos morais e materiais.

O que são doenças ocupacionais?

Conforme mencionamos no início desta leitura, esse é o tipo de doença que se desenvolve em razão das atividades de trabalho. Nesse caso o desenvolvimento da mesma tem relação com o emprego e as ações nele exercidas diariamente.

As doenças ocupacionais são divididas em dois grupos:

  • Profissionais: quando se desenvolvem pela exposição a agentes maléficos à saúde ou por movimentos repetitivos necessários nas atividades laborais do dia a dia;
  • Doença do trabalho: nesse caso elas são típicas de uma categoria ou das atividades de uma profissão, como no caso de carregamento excessivo de peso, exposição a mudanças de temperaturas constantes, etc.

Qual a responsabilidade da empresa sobre doenças ocupacionais?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que o empregador é responsável pela integridade física e psíquica dos seus colaboradores e que ele deve prestar condições e informações para a segurança deles, 

Isso é reforçado pela previsão sobre as indenizações por danos morais em caso de doença com causa relacionada ao trabalho:

O empregador possui responsabilidade sobre qualquer influência negativa que suas atividades possam causar sobre os seus colaboradores. Isso significa que em caso de doença ocupacional, a vítima pode ajuizar ação contra a empresa.

Nesse caso estão em jogo indenizações por dano moral e por dano material. Este segundo ocorre especialmente por gastos com medicamento, internações e sessões terapêuticas e até de adaptações de instalações de acordo com exigências da doença.

Outro ponto importante é que a doença ocupacional se compara ao acidente de trabalho.

Isso significa que o colaborador tem direito ao afastamento por auxílio-acidentário. Ao retornar ao trabalho, tem estabilidade de 01 ano. Durante esse período ele não pode ser dispensado sem justa causa.

Quais são os principais tipos de doenças ocupacionais?

Veja agora quais são os principais tipos de doenças que se desenvolvem por causa das condições de trabalho ou atividades realizadas profissionalmente:

  • LER – Lesão por Esforço Repetitivo

Alguns exemplos são tendinites, lesões de ombro e pulso e surgem de atividades que exijam esforço frequente. Relaciona-se com ergonomia e fortalecimento de musculaturas.

Ela é causada por atividades que são realizadas repetitivamente, e sem o devido intervalo ou exercício para prevenir o aparecimento. Ela causa dores, inchaço, e redução na mobilidade dos membros superiores e/ou inferiores.

O principal tratamento é a imobilização da região, até que a inflamação melhore, e em alguns casos, pode incluir fisioterapia, para evitar danos maiores à musculatura da região.

  • Transtornos mentais

Incluem estresse pós-traumático, ansiedade, depressão, estresse e Síndrome de Burnout. Surgem em ambientes corporativos com muita pressão, comunicação violenta, más condições de trabalho ou após incidentes traumáticos como assaltos na empresa.

Os ambientes corporativos estão cada vez mais competitivos, levando os colaboradores a ambientes estressantes, muitas horas de trabalho, falta de reconhecimento, entre outros problemas que podem motivar o aparecimento dos problemas citados acima.

Os principais sintomas são a irritação constante, diminuição do ânimo, dores de cabeça constantes, dores musculares, mudanças bruscas no humor, pânico, tensão, choro, entre outros. O colaborador que apresenta esses sintomas tem sua produtividade reduzida, afetando também sua vida pessoal.

Para evitar o surgimento desses problemas, é importante que a empresa promova campanhas de conscientização para a liderança promover um ambiente saudável de trabalho, criar espaços onde os colaboradores possam descontrair e aliviar a pressão diária, e criar um ambiente mais flexível.

  • Dorsalgias

As dorsalgias são marcadas pelas constantes dores nas costas, que podem estar relacionadas com questões posturais, ergonomia e/ou atividades que tenham um esforço maior, ou ainda que necessite carregar peso constantemente.

É importante que a empresa preze por um ambiente de trabalho seguro, incluindo equipamentos ergonômicos, e que atenda a necessidade de cada colaborador em particular, cadeiras confortáveis, regulagem de altura.

E se o trabalho envolver atividades físicas, como carregamento de peso, que a empresa forneça equipamentos de segurança para evitar o surgimento das dores nas costas, prevenindo possíveis lesões.

  • Asma ocupacional

Ela é causada pela constante inalação de agentes que são tóxicos para a saúde, que causam alergias. A asma, nesse caso, é caracterizada pela obstrução das vias respiratórias do colaborador. Os sintomas incluem falta de ar, dificuldade respiratória, tosses, espirros, entre outros.

Em ambientes com muita poeira ou outros agentes no ar, ela é a doença respiratória mais comum! A empresa deve estabelecer políticas mais rígidas sobre o uso adequado dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), e criar rotinas para certificar o uso dos equipamentos.

  • Dermatose ocupacional

Considerada uma doença do trabalho, caracterizada por lesões na pele, e na mucosa do colaborador, causadas pela exposição sem os equipamentos de proteção necessários aos agentes nocivos ao longo da jornada de trabalho, como por exemplo o óleo mecânico.

Os EPIs podem prevenir a ocorrência da dermatose ocupacional. Contudo, é necessário que a empresa tenha uma política para certificar de que todos os colaboradores estão fazendo uso dos equipamentos necessários.

  • 6. Surdez (definitiva ou temporária)

É um tipo de surdez que pode causar a perda da audição, de forma parcial ou total, graças à exposição prolongada a ruídos sem a proteção adequada.

A exposição à ruídos sem a proteção adequada pode causar a surdez, que na maioria das vezes, ela não é percebida pelo colaborador, pois os sintomas são sutis, mas com efeitos prolongados, a cada dia o colaborador escuta um pouco menos, porém sutilmente, e quando vai perceber, está perto de perder a audição para sempre.

Por isso, é importante que a empresa forneça todos os equipamentos necessários para garantir a segurança do colaborador, além de investir em equipamentos com menos riscos, e se não for possível, certificar de que todos os colaboradores estão protegidos e seguros.

Conclusão

As doenças ocupacionais estão presentes na realidade das empresas, mas é importante que esta compreenda que a adoção de algumas práticas, e mudanças na sua cultura, podem promover uma vida muito mais saudável para seus colaboradores, e na maioria dos casos, evitar o desenvolvimento de tais doenças.

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Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

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