O Japão é considerado um dos principais países escolhidos pelos brasileiros que buscam melhores condições de vida.
Tanto é verdade que, segundo dados do Ministério da Justiça do Japão fornecidos em 2018, há mais de 196 mil brasileiros vivendo legalmente em terras nipônicas.
Inclusive, com tantos brasileiros vivendo e trabalhando no Japão, é comum que surjam dúvidas de como fica a situação previdenciária no país estrangeiro.
E como já mencionamos aqui no Blog, o Japão possui Acordo Previdenciário com o Brasil, no qual, permite somar o tempo de trabalho dos dois países para a concessão da aposentadoria.
Se você quiser mais informações sobre o Acordo Previdenciário Internacional entre Brasil e Japão, clique aqui.
No entanto, se você trabalhou no Japão e não tem interesse em utilizar esse período para a concessão da aposentadoria, é possível receber o valor proporcional das contribuições realizadas à Previdência Social Japonesa.
Interessante, não é mesmo?
E no post de hoje, iremos explicar como funciona a devolução desses valores, sendo conhecido como RESGATE.
O resgate permite a restituição proporcional das contribuições realizadas à Previdência Social no Japão.
Requisitos
Para ter direito ao Resgate, é necessário:
Importante ressaltar, que só podem ser resgatados os últimos 36 meses recolhidos pelo trabalhador e o valor devolvido será proporcional, conforme cálculo realizado pelo governo japonês.
O trabalhador poderá solicitar o resgate até dois anos após a saída do país.
Isso depende muito dos objetivos futuros de cada pessoa, pois ao realizar o resgate, esse período não será computado para solicitar a aposentadoria, seja através do Acordo Previdenciário entre Brasil e Japão ou, de forma independente no Japão.
E falando Acordo Previdenciário Internacional, você sabe como ele pode favorecer na sua aposentadoria?
Para lhe auxiliar a entender melhor, montamos o Guia Prático para Brasileiros que residem no exterior que pode ser baixado gratuitamente clicando no link, para lhe auxiliar a encontrar alguns caminhos possíveis para o Brasileiro que reside fora do país conquistar a tão sonhada aposentadoria, bem como, trará algumas dicas sobre como ter um benefício mais vantajoso.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por: Aline Winter, Sócia-Advogada do Domeneghetti Advogados Associados. Especialista em Direito Previdenciário, Previdenciário Internacional e do Servidor Público.
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…