O número no aumento de inadimplentes no mercado cresceu muito nos últimos anos. Uma pesquisa realizada pelo Serasa apontou que em março de 2019 já somavam-se 63 milhões de devedores.
Com esse alto número, é praticamente impossível que as empresas consigam escapar da inadimplência da população. Sem distinção, essa inadimplência atinge todos os tipos de organizações independente do porte.
Em casos extremos, a recorrência de atrasos e não pagamentos podem fazer a empresa fechar as portas. Assim, é sempre muito importante driblar essas situações, antecedendo a inadimplência.
Confira 8 dicas que podem te ajudar a diminuir os casos de inadimplência na sua empresa.
Toda forma de oferta de crédito ao cliente deve ser previamente planejada e estudada, identificando os possíveis impactos que a inadimplência pode causar aos caixas das empresas.
Hoje, muitas empresas ainda oferecem crediário próprio e opção de pagamento com boleto e cheque.
Essa escolha realmente pode atrair mais clientes que enxergam na empresa a oportunidade facilitada de aquisição de produto ou serviço.
Entretanto, agradar o consumidor pode ser fatal para as finanças futuras da empresa. Por isso, um dos primeiros passos para evitar a inadimplência de clientes está na prevenção.
Sempre que um cliente demonstrar interesse na aquisição de um produto ou serviço da sua empresa é imprescindível coletar ao menos os dados básicos dessa pessoa, ou seja, documentos e números para contato.
Em alguns casos também é preciso consultar o histórico de compras e pagamento do cliente antes da concessão do crédito, principalmente quando envolve um preço relativamente alto.
Atualmente, as formas mais práticas e seguras de realizar essa consulta de histórico dos clientes é o SPC e Serasa. Com as informações fornecidas por essas entidades fica mais fácil reconhecer os bons pagadores.
O recebimento à vista é a melhor maneira de evitar a inadimplência de clientes. Por isso, considere ofertar benefícios aos clientes que efetuarem o pagamento à vista, seja descontos em planos anuais ou produtos, por exemplo.
Vale lembrar que o pagamento à vista não precisa ser feito somente em dinheiro, cartões de débito e crédito também possibilitam o cliente pagar à vista. Assim, você oferece ainda mais meios de pagamento para o seu público.
A venda de mercadorias sem nota fiscal é uma prática ilegal, mas que infelizmente ainda acontece.
Quando um comerciante vende algo sem fazer a emissão de nota fiscal, ele corre um grande risco no futuro nos casos de inadimplência, pois a empresa pode ficar desamparada pela lei para questões judiciais perante ao cliente.
Dependendo do ramo da empresa, é possível também elaborar um contrato para o cliente, pensando em garantir mais segurança para ambas as partes.
Por mais que sejam feita inúmeras tentativas de não ser pego pela inadimplência, uma hora acontece. E nessa hora, é crucial que você saiba negociar com o cliente.
Ao fazer a cobrança, a empresa deve se mostrar compreensível e, acima de tudo, estar disposta a facilitar a negociação da dívida existente. Entre as opções a serem ofertadas está o desconto para pagamentos a vista e, ainda, o próprio parcelamento.
Se o seu empreendimento trabalha diretamente com pessoa física, você precisa estar sempre atento às datas de vencimento do pagamento dos produtos e serviços.
Geralmente, seus clientes recebem o pagamento até o 5º dia últi. Dessa forma, o mais apropriado é escolher a data de vencimento para antes do dia 10, aumentando as chances de recebimento.
Talvez a melhor forma de reduzir a inadimplência esteja na construção de uma relacionamento com o cliente. Além de atraí-lo, tente também fidelizá-lo a sua marca.
Clientes seguidores de marca e que confiam no produto ou serviço são mais propensos a nunca atrasar um pagamento.
Se o empreendimento possui uma carteira de clientes muito extensa, fica cada vez mais difícil realizar o controle desses pagamentos de forma manual. Dessa forma, o mais adequado é optar pela automação da cobrança.
Essa é a melhor forma de automação do processo de cobrança.
Um sistema de gestão pode ser o grande aliado na organização financeira da empresa.
Isso inclui o cadastro de clientes e as informações sobre seus históricos de pagamento.
Além disso, o sistema de gestão para empresas também ajuda na organização de contas a pagar e a receber, bem como a possibilidade de emissão de boleto e comunicação com o cliente.
Seguindo essas dicas você certamente conseguirá reduzir o número de clientes inadimplentes da sua empresa.
DICA EXTRA DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Fonte: VHSYS
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…