Como saber o momento certo (e o errado) para abrir uma empresa

Dizem que o momento é tudo. Quando se fala em abrir uma empresa, o momento pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Mas quando é o momento ideal para iniciar um novo empreendimento? E quando é melhor esperar antes de apostar suas fichas?

Perguntamos a pequenos empresários e especialistas no assunto sobre o melhor e o pior momento para abrir uma empresa.

  • Qual é o momento certo para abrir uma empresa?

Esperar o alinhamento certo dos planetas pode manter você longe de seu sonho de abrir uma empresa indefinidamente, mas ter um plano e recursos prontos é o melhor jeito para começar, diz Kimberly Crossland, proprietária da The Savvy Copywriter. “O melhor momento para abrir uma empresa é quando você tem suas finanças organizadas, um plano para a possibilidade de as coisas darem erradas e o suporte para trabalhar por mais tempo enquanto tudo está entrando nos eixos”, ela diz.

Além disso, é uma boa ideia se certificar de que você tem o suficiente em sua poupança para cobrir, pelo menos, o equivalente a um ano de despesas pessoais e de negócios antes de abrir sua empresa.

O apoio da família é fundamental, diz Joel Libava da Franchise King. “Envolva os familiares que serão, no início, afetados pela sua decisão de abrir uma empresa”, diz ele.

“Se você sente o constante desejo de resolver os problemas de um grupo de clientes”, diz Ivana Taylor, fundadora da DIYMarketers, “talvez o momento de começar a fornecer a solução para as pessoas tenha chegado”. Ela considera os empreendedores que aparecem no programa de televisão “Shark Tank” um bom exemplo daqueles que “têm um desejo tão forte de resolver um problema que dedicam sua vida e suas economias a isso. Eles não se imaginam fazendo outra coisa.”

  • Qual é o momento errado?

Você pode estar impaciente para abrir sua nova empresa, mas, antes de fazer isso, pense se conseguirá lidar com o trabalho e o stress que esperam por você.

“Caso tenha compromissos que impedirão você de dar 150% de seu tempo e sua dedicação a uma nova startup, pense duas vezes antes de seguir em frente”, aconselha Nellie Akalp, CEO da CorpNet.com. “Alguém que esteja planejando um casamento, esperando seu primeiro bebê ou lidando com compromissos familiares importantes, como várias crianças pequenas, e sem muito apoio deve pensar duas vezes sobre o momento de abrir uma nova empresa.”

“Outro momento nem um pouco ideal para abrir uma empresa é ao sair de uma situação ruim, como um trabalho que você odeia”, diz Taylor. Só será possível se dedicar como um pequeno empresário se você realmente desejar seguir uma direção empresarial e não usar isso como desculpa para fugir de outra situação.

  • Dicas para garantir que o início de sua empresa seja um sucesso

“Se você decidir abrir uma empresa”, diz Brenda Stoltz, fundadora da Ariad Partners, “saiba que há alguns meios importantes que reduzem os riscos e facilitam o processo”:

  • Não abra sua empresa antes de elaborar seu plano de negócios. Peça para alguém que você conheça e que tenha criado uma empresa de sucesso analisar seu plano e fornecer feedback.
  • Ao estimar suas vendas e o tempo que levará para que a empresa se torne lucrativa, dobre a estimativa. Ser conservador pode ajudar a garantir que você tenha tempo suficiente para começar a ter lucro.
  • Separe dinheiro em uma poupança para cobrir todas as suas despesas até que a empresa entre nos eixos e possa sustentar você.
  • Se possível, trabalhe em outro emprego enquanto elabora a empresa. Às vezes, ter um contracheque garantido ao começar pode ajudar você a reinvestir na empresa para que ela possa crescer rapidamente.
Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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