Uma das etapas mais importantes na hora de abrir um CNPJ é a escolha correta do regime de tributação.
Além de ter impacto direto no custo de aquisição e no preço de venda dos produtos e serviços, alguns regimes tributários são menos complexos, com guias calculadas de forma unificada e consequentemente menos burocracia.
Para as Micro e Pequenas Empresas, o Simples Nacional costuma ser a opção mais vantajosa para quem está começando uma empresa ou para as que desejam revisar seu modelo de tributação e garantir competitividade no mercado.
Mas, para conseguir realizar essa opção, existem diversas requisitos que precisam ser atendidos, como, por exemplo:
Ou seja, as atividades de sua empresa impactam diretamente na possibilidade da opção por este regime tributário.
Mas fique tranquilo, a maioria das CNAEs são permitidas e nós vamos te ajudar com um passo a passo para descobrir se a sua empresa poderá optar pelo Simples Nacional.
Para falar um pouco melhor sobre as atividades que são impedidas no Simples Nacional é importante entender como estas atividades são classificadas em seu CNPJ.
CNAE é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas e nada mais é do que um código de 7 dígitos criado pelo IBGE/CONCLA em 2006 para padronizar as atividades exercidas pelas empresas e facilitar a fiscalização, melhorando a gestão tributária do fisco.
Alguns exemplos de CNAEs:
Através deste código é possível identificar se a empresa pode ou não ser optante pelo Simples Nacional e em caso positivo, verificar em qual dos 5 anexos a empresa será tributada.
No momento da constituição da empresa é fundamental ter em mente todos os serviços e produtos que se pretende executar ou vender, mesmo que alguns destes projetos não iniciem imediatamente.
Isso porque em seu contrato social e no cartão CNPJ da empresa precisam constar todas as CNAEs necessárias para o funcionamento da empresa, além de consultar se existem atividades que farão com que a empresa não possa optar pelo Simples Nacional, evitando surpresas.
Para estabelecer o melhor CNAE para o seu negócio ou consultar CNAEs possíveis para tipo de empresa e regime de tributação, consulte agora mesmo o Consultor de CNAEs exclusivo da Contabilizei.
O Simples Nacional foi criado com o intuito de desburocratizar e incentivar as Micro e Pequenas Empresas a desenvolverem suas operações, reduzindo a carga tributária e a quantidade de declarações mensais e anuais a serem entregues para o Governo.
Porém, nem todos podem optar por este enquadramento, e as atividades que a empresa desenvolve são um dos fatores que podem impedir a solicitação.
Para facilitar, criamos uma ferramenta para que você possa pesquisar todas as CNAEs que deseja incluir em seu CNPJ e garanta que sua empresa poderá optar pelo Simples Nacional tranquilamente.
Com a ajuda de um contador ou advogado, escolha as CNAEs necessárias para que sua empresa possa executar todas as atividades planejadas. Veja o Consultor de CNAEs da Contabilizei.
Com os códigos em mãos, pesquise todos em nossa ferramenta.
Nos casos de atividades permitidas, o anexo do Simples Nacional já será informado.
Fácil, né?
Aqui na Contabilizei é assim, nós trabalhamos para desburocratizar a contabilidade para que você possa se preocupar com o que realmente importa: seu negócio.
Abra sua empresa com a gente! Você não paga nada por isso e conta com a ajuda de mais de 400 profissionais de diversas áreas para te auxiliar em todo este processo.
Documento revisado por Bianca Debiazi Fagundes em 20/04/2021 com Base na Legislação vigente, podendo sofrer alterações por parte dos Órgãos, sem prévio aviso.
Por: Charles Gularte, formado em contabilidade pela FAE Centro Universitário e MBA em Gestão Empresarial, Administração e Negócios. Depois de começar sua carreira como contador, trabalhou por 14 anos em uma empresa de logística como superintendente de negócios e diretor, até chegar à Contabilizei na gestão de atendimento ao cliente, operações contábeis e serviços.
Fonte: Contabilizei
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…