No atual momento em que vivemos, de alta taxa de inflação, produtos e serviços cada vez mais caros e até mesmo a fragilidade do mercado frente a escândalos e demissões de grandes empresas, acabam trazendo certa desordem financeira para a população.
Como consequência, milhões de brasileiros estão cheios de dívidas e com o nome sujo, o que simplesmente serve como reflexo de nossa economia e como temos um árduo caminho pela frente.
Para muitos brasileiros a luta diária é conseguir colocar comida na mesa, logo, as outras contas muitas vezes são deixadas de lado porque as pessoas estão buscando sobreviver neste momento.
Diante desse cenário que assombra uma grande parcela da população, você sabe exatamente quais são as suas dívidas ou se você está com nome sujo? Essa é uma pergunta muito importante.
Contudo, se você não sabe quais dívidas você tem em atraso, ou até mesmo se está com o nome sujo, hoje nós apresentaremos uma maneira muito eficaz de descobrir se você está inadimplente.
Normalmente, quando uma pessoa está com dívidas em seu nome, não é tão difícil descobrir, afinal, nos tempos modernos o que recebemos de ligação querendo nos cobrar de uma dívida, não é brincadeira.
Contudo, para saber exatamente quais são suas dívidas e quais delas estão lhe negativando, uma excelente maneira de descobrir quais são elas é através do site da Serasa.
A Serasa é um órgão de proteção ao crédito que possui um grande banco de dados que monitora o comportamento financeiro dos brasileiros, ela é mais conhecida pela maioria da população por relacionar o nome e o CPF dos consumidores com dívidas vencidas.
Através do site da Serasa você poderá consultar se possui dívidas em atraso, quais são elas, e dependendo do caso até renegociar por lá mesmo.
O procedimento é simples, basta acessar o site serasa.com.br, clicar em “Consultar CPF e Score Grátis”, realizar seu cadastro totalmente gratuito e verificar quais são suas dívidas que sujaram seu nome, se tem dívidas que estão prestes a negativar seu nome e muito mais.
Conforme expresso no Código de Defesa do Consumidor, o nome de uma pessoa poderá ficar por no máximo cinco anos no cadastro de inadimplentes.
Esse é o limite vale para cada uma das suas dívidas, ou seja, muita gente acaba não entendendo porque o nome continua sujo depois de cinco anos, e a resposta é simples, é que cada dívida poderá ficar cinco anos no cadastro de inadimplentes.
Assim sendo, caso você faça uma dívida em 2023, em 2028 ela prescreverá, contudo, se em 2024 você contrair outra dívida, somente em 2029 ela prescreverá, ou seja, muita gente não consegue ter o nome limpo após cinco anos, pois frequentemente faz novas dívidas.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…