Fique Sabendo

Como saber se já estou inscrito no Cadastro Único?

Ter um registro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) é fundamental para ter acesso aos programas de assistência social e redistribuição de renda do governo federal como o Bolsa Família (novo Auxílio Brasil) e o Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida).

O Cadastro Único foi criado para que o governo federal pudesse coletar dados e informações e planejar sobre quais programas sociais deveriam ser criados e como deveriam ser distribuídos da melhor maneira possível.

Distribuindo tais benefícios para pessoas que necessitam de alguma assistência ou que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Quais são os Benefícios do Cadastro Único?

  • Programa Bolsa Família (futuro Auxilio Brasil);
  • Programa Minha Casa, Minha Vida (atual Casa Verde e Amarela);
  • Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI;
  • Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
  • Carteira do Idoso;
  • Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
  • Programa Brasil Carinhoso;
  • Programa de Cisternas;
  • Telefone Popular;
  • Carta Social;
  • Pro Jovem Adolescente;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Passe Livre para Pessoas com Deficiência (PcD);
  • Isenção de taxas em concursos públicos (conforme a lei).

Como saber se já estou inserido no Cadastro Único?

Para realizar a consulta, o governo federal oferece três opções:

1ª – Pelo aplicativo Meu CadÚnico (disponível para Android e IOS). Realize o download e informe o seu login e senha ou crie uma conta, se não possuir uma.

2ª – Pelo site do governo federal, que também necessita de cadastro.

3º – Pela central de atendimento da Caixa Econômica Federal, que é responsável pela maioria dos repasses de programas do CadÚnico, ligando gratuitamente para o 0800 707 2003.

Como fazer a inscrição no CadÚnico?

O registro pode ser realizado no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) portando CPF, Título de Eleitor e os seguintes documentos dos familiares que dividem a residência:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (pessoas de origem indígena).
Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

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