Ter o nome limpo traz diversos benefícios, como ter acesso a um cartão de crédito para fazer compras, solicitar empréstimos e fazer financiamentos, de acordo com a análise de crédito de cada estabelecimento. Isso significa mais liberdade e segurança.
No entanto, sabemos que estar com o nome sujo é uma fase difícil na vida de qualquer pessoa, pois, além de ter de lidar com as restrições, muitas vezes é preciso criar um planejamento financeiro para poder renegociar as dívidas.
Se você conhece alguém que esteja em situação semelhante, ou você mesmo se encontra nela, a Recovery, empresa do Grupo Itaú e plataforma pioneira de cobrança de dívidas no Brasil, separou algumas dicas de como você pode consultar o seu CPF e saber se está com o nome limpo, em quanto tempo o nome fica sujo, as consequências de não estar com o nome limpo, entre outras.
Quem consegue pagar as contas em dia fica mais tranquilo quando o assunto é manter o nome limpo.
Mas, caso você esteja passando por problemas financeiros, saiba que para seu nome ser negativado, existem algumas etapas antes.
Uma delas é o recebimento do sinal da empresa, comunicando que a conta em atraso deve ser quitada. Ela pode ser via carta ou por meios digitais também.
Geralmente, as empresas concedem um prazo para a regularização da situação. Feito isso, e não sendo possível sanar a dívida, o seu CPF é negativado.
Ter o nome limpo é quando você não está cadastrado como inadimplente nas empresas de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Ou seja, se você consegue pagar as suas contas em dia, ou mesmo negociá-las e quitá-las, e não possui mais débitos em atraso, você evita que seu nome seja negativado junto às instituições de proteção ao crédito.
Ter o nome limpo é fundamental para conseguir créditos como solicitar cartão, empréstimos, consórcios e financiamentos.
Para ter o nome negativado, você precisa passar por pelo menos por algumas etapas. Essas podem durar até seis meses.
No entanto, a partir do atraso do pagamento da conta, já é possível que o credor insira a sua dívida no cadastro de inadimplentes.
É possível saber se você está com o nome sujo acessando o site de instituições de proteção ao crédito e também de empresas parceiras.
Acesse https://renegocie.gruporecovery.com/ para consultar a situação do seu CPF. É simples e rápido, basta fazer o cadastro e criar uma senha.
Quem está com o nome sujo, além de perder o crédito na praça, ainda tem de lidar com diversos transtornos, como por exemplo:
Bens bloqueados
Em alguns casos, quem não consegue pagar as dívidas pode ter seus bens bloqueados para o pagamento das contas em atraso. No caso de financiamento, o próprio bem financiado é tido como garantia. E em caso de empréstimos, depende do que está estipulado em contrato.
Crédito negado
A dificuldade de conseguir crédito é, com certeza, o que leva a maioria das pessoas a buscar limpar o nome. Isso porque, com o CPF negativado, as empresas credoras são mais criteriosas para a concessão de financiamentos, acesso a cartões de crédito, crediário em loja e uma série de outras solicitações de crédito.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…