Fique Sabendo

Como saber se meu nome está sujo? Veja como consultar

Atualmente, estar em inadimplência é a realidade de muitos brasileiros, dado que hoje o país já soma mais de 60 milhões de pessoas nessa condição. Em suma, estar com o nome sujo, basicamente, quer dizer que a pessoa possui seu CPF cadastrado no banco de dados dos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC Brasil. 

De maneira geral, isto ocorre mediante a uma dívida que a pessoa contraiu, mas deixou de pagar. Contudo, vale ressaltar que a restrição do CPF não ocorre de modo imediato, atrasar em poucos dias o pagamento do débito não significa que o nome irá sujar logo em seguida. As empresas credoras, bem como as entidades de proteção ao crédito, costumam emitir um comunicado ao consumidor, antes de negativar o seu CPF. 

Sendo assim, caso você possua dívidas abertas em seu nome, saiba que é possível consultar a situação do seu CPF sem sair de casa e de maneira gratuita. Ademais, nas plataformas você poderá conferir o seu score de crédito, alternativas de negociação de dívidas, bem como todo seu histórico de débito, além de possíveis dívidas que podem ter negativado seu nome indevidamente. 

5 opções gratuitas para consultar a situação do CPF

Quando falamos de proteção ao crédito, bem como possíveis situações em que o nome pode estar sujo, as primeiras empresas que vem à mente são a Serasa ou o SPC. Isto porque, as instituições são as mais populares, quando o assunto é restrição no CPF. 

Em suma, através dos órgãos é possível conferir a situação do CPF de 6 maneiras diferentes, confira: 

  1. Através do site da Serasa;
  2. Através do aplicativo da Serasa (disponível para Android e IOS);
  3. Através da Central de Atendimento da Serasa, ligando no número  0800 591 1222;
  4. Através do site do Boa Vista SCPC;
  5. Através do  aplicativo de celular do SPC disponível para Android e iOS.

Como limpar seu nome e aumentar o seu Score

Caso você esteja negativado e deseja limpar seu nome de vez, a principal maneira de sair desta condição é quitar suas dívidas. A solução é simples, todavia, o valor dos débitos pode dificultar colocar em prática essa medida, frente a isso, é sempre recomendado procurar renegociar as condições de pagamento e os valores devidos, dado que geralmente as empresas credoras estão abertas a discutir um novo acordo que seja vantajoso para ambas as partes.

Em relação ao score de crédito, também não há mistério, visto que a estratégia se resume em ter um bom comportamento financeiro. Ou seja, tome iniciativas como:  pague suas dívidas e contas em dia, evite gastos desnecessários, mantenha o  Cadastro Positivo, e procure sempre saber a situação do seu nome.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

3 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

16 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago