O FGTS é um direito de todo trabalhador que trabalha com carteira assinada, ou seja, CLT, entretanto muitas vezes os empregadores acabam não realizando o depósito do fundo.
No artigo de hoje você vai aprender a como descobrir se o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço está sendo depositado corretamente, confira.
Primeiramente você necessita saber que o FGTS é um direito seu, por isso ele necessita ser depositado regularmente, por isso esteja atento quanto a regularidade dos depósitos do seu fundo.
Atualmente você pode contar com várias formas de saber se o empregador está realizando o depósito do seu FGTS mensalmente em sua conta vinculada a Caixa.
Confira abaixo algumas das maneiras de consultar os depósitos referente ao seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Uma forma bem prática de ver o extrato do seu FGTS é realizando o download do aplicativo, que foi criado com diversas funcionalidades para facilitar a sua vida quando o assunto é FGTS, ele está disponível na Google Play e na App Store.
Confira abaixo o passo a passo para acessar o aplicativo pelo seu celular:
Também é disponibilizado pela Caixa o serviço de envio de mensagens via SMS para que possa se manter atualizado quanto à regularidade dos depósitos e saldo do FGTS.
É possível se cadastrar gratuitamente, e receber as informações mensais referente aos depósitos realizados pelo seu empregador e também receber informações atualizadas sobre o saldo do seu fundo de garantia.
Lembrando que você também será avisado quando houver valores liberados para saque
Faça a adesão pelo terminal de auto atendimento ou pelo site da caixa.
Você também pode verificar o saldo e outras informações do seu FGTS aqui no site, basta fazer login e fazer sua consulta.
Primeiro acesso:
Uma outra opção que você também tem é de se dirigir até uma agência da Caixa e solicitar um extrato analítico do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Se ao realizar a análise do seu extrato de FGTS você tiver identificado que várias parcelas não foram pagas, o primeiro passo é tentar conversar com o seu empregador e tentar resolver a situação.
Tentou uma conversa e não obteve sucesso? Calma que ainda tem outras maneiras para resolver a situação, e uma delas é realizar uma denuncia junto ao Ministério do Trabalho.
Se mesmo com a denúncia você identificar por meio dos extratos que seu empregador não realizou os depósitos do seu FGTS, é necessária uma ação trabalhista, entretanto nessa situação é preciso identificar se o trabalhador ainda é empregado ou se já foi dispensado.
Quando ele não estiver mais realizando suas atividades laborais e não tenha passado dois anos de sua rescisão, é possível entrar em contato com um advogado e solicitar uma ação trabalhista, para que possa ser possível realizar a cobrança do FGTS devido na justiça.
Se no seu caso você ainda realiza duas atividades laborais para o empregador que não realizou depósitos do seu FGTS, você tem direito de entrar com o pedido de rescisão indireta, lembrando que também é feito na Justiça do Trabalho, através de uma reclamação trabalhista, para solicitar o seu direito.
Os depósitos que não foram realizados durante o seu contrato de trabalho serão recebidos através da ação trabalhista.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…