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Como saber se o seu MEI foi cancelado ou suspenso? O que posso fazer para regularizar?

Descubra se o número do CNPJ da sua inscrição como MEI ainda está ativo e, se não estiver, saiba como regularizar a situação o quanto antes.

Por uma série de razões, o MEI pode ser cancelado. Isso está previsto no Estatuto da Microempresa de Pequeno Porte, mais especificamente no parágrafo 15-B do artigo 18-A. Para fins da lei, deve ser cancelada a inscrição do cadastro de Microempreendedor Individual que não estiver cumprindo com as suas obrigações fiscais. Muitas pessoas deixam seu cadastro em segundo plano e quando se dão conta ele já não existe mais. Porém, como saber se o MEI foi cancelado?

Se você tem uma empresa parada e está pensando em retomá-la, existem alguns passos para você seguir de forma que seja possível verificar se a sua situação está regular ou irregular. E, ainda, caso você tenha perdido todos os prazos, se há a possibilidade de regularizar a situação para tornar a empresa ativa.

Como saber se o MEI foi cancelado?

Antes de tudo, é importante ficar atento aos prazos. A Resolução 39/2017 é a que estabelece o cancelamento de uma inscrição MEI se a empresa não cumprir com as suas obrigações fiscais. Nesse caso, note que a lei determina um prazo de pelo menos 30 dias de suspensão antes do cancelamento definitivo. Se após esse prazo nada for feito para resolver a situação, então será dado baixa automaticamente na empresa.

A relação com as inscrições de MEI canceladas é publicada sempre no Portal do Empreendedor. Para consultar o seu, basta acessar esse link. Nele, entre com o número do seu CPF e do seu CNPJ e pronto. O sistema automaticamente mostra para você qual é a situação atual do seu registro.

Consequências do cancelamento

Quando a inscrição do MEI é cancelada, como consequência uma série de efeitos acontece no restante da documentação. No Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), é dado baixa no seu número de inscrição. Nas administrações tributárias estaduais e municipais, o mesmo acontece, mas com a baixa nas inscrições ocorrendo de forma automática. Por fim, todas as licenças e alvarás que tenham sido concedidas também são canceladas.

Ou seja, não pagar a contribuição mensal (as guias DAS-MEI) e não entregar as declarações anuais (a guia DASN-MEI) resulta no cancelamento da sua inscrição no MEI. Se você deixou passar alguma coisa e foi suspenso, corra para regularizar: o prazo máximo é de 30 dias.

É possível reverter um cancelamento de MEI?

Não. Infelizmente, caso o número do seu MEI seja cancelado, não há mais o que fazer. Considere perdido o número do seu CNPJ, bem como toda a documentação que você carregou consigo ao longo de sua jornada como Microempreendedor Individual. Se você ainda assim quiser voltar a ser MEI, será preciso começar o processo do zero e, ao final, você terá outro número de CNPJ.

As contribuições mensais efetivamente pagas continuam sendo válidas para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ou seja, elas continuam contando como tempo trabalhado para fins de aposentadoria. Vale lembrar que o fato do seu CNPJ ser cancelado não extingue os débitos pendentes. Nesse caso, eles serão cobrados diretamente do titular da empresa.

Evite o cancelamento do seu MEI

Se uma vez cancelado o MEI, não há mais o que possa ser feito para reverter. A saída, então, é evitar o cancelamento. Uma vez por ano o Governo Federal divulga a lista dos MEIs que estão suspensos e, após essa divulgação, começa a correr o prazo de 30 dias para o cancelamento efetivo.

Se você está na dúvida, acesse hoje mesmo o Portal de Empreendedor e verifique se existe algum pagamento mensal ou anual pendente. Se houver, regularize a situação o quanto antes. Em alguns casos, é possível até mesmo fazer o parcelamento da dívida. O importante é que você não deixe o processo correr até às últimas consequências de forma que o seu MEI seja cancelado definitivamente pois, nesse caso, será um caminho sem volta.

Via SAGE

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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