O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um registro muito importante utilizado para identificação pessoal e também na hora de declarar Imposto de Renda. Para os consumidores, é muito comum solicitar o número desse registro para realização de cadastros, abertura de conta corrente em bancos e compras básicas.
No entanto, é preciso muito cuidado e procurar sempre saber quais instituições retém esse dado pessoal, essa é forma de evitar ser vítima de fraudes.
Como saber se alguém anda “fuxicando” a sua vida financeira ou se passando por você a fim de obter vantagens? A resposta para essa dúvida pode ser com a ajuda de ferramentas online e gratuitas, você sabia?
Por meio de consultas aos serviços de proteção ao crédito ou a plataformas oficiais do Governo Federal é possível conferir se o seu nome está envolvido em débitos desconhecidos, solicitações de benefícios sociais ou práticas ilegais.
Confira, a seguir, algumas formas de saber se o seu CPF está ou foi usado por outras pessoas.
Leia também: Como Saber Se Meu CPF Está Regular Na Receita Federal?
O Banco Central dispõe de um sistema denominado “Registrato” que reúne online todas as informações sobre as operações de crédito e relações com bancos e instituições financeiras vinculadas ao nome do cidadão.
É possível acessar o serviço periodicamente para monitorar as contas bancárias que tenham associação ao CPF e conferir se existem cadastros, abertura de contas (ativas ou inativas), movimentações desconhecidas ou dívidas, o que pode indicar fraude.
Para consultar o “Registrato” é necessário validar o cadastro no próprio aplicativo do banco que o usuário utiliza. Nesse procedimento, gera-se um código PIN. Em seguida, basta acessar o “Registrato” no site do Banco Central, informando o código, para visualizar um relatório com todas as instituições financeiras nas quais você já teve ou ainda tem conta ativa.
Outra forma de consulta é pelo site Serasa Consumidor. Ele é gratuito e verifica se seu CPF está regular ou negativado, isto é, se a pessoa está com “nome sujo” por causa de dívidas ativas.
Para consultar, basta acessar a plataforma (serasa.com.br), fazer um breve cadastro com dados pessoais básicos e visualizar se existe alguma dívida em aberto. Em caso positivo, aparece no site o valor do débito, a empresa credora e as datas de vencimento originais.
Caso desconheça algum débito, é provável que seus dados tenham sido usados por outras pessoas para a contração da dívida. Neste caso, é necessário entrar em contato com a instituição em questão para prosseguir com os meios de resolução da fraude.
Este site é semelhante ao do Serasa Consumidor. Seu nome pode estar vinculado a alguma dívida do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o que indicaria uso indevido do CPF.
Para realizar a pesquisa, basta acessar o site do Boa Vista Consumidor Positivo (consumidorpositivo.com.br/consulta-cpf-gratis), preencher um rápido cadastro com dados de identificação básicos e visualizar se existem pendências no seu nome. Caso haja um registro desconhecido no CPF, também será necessário procurar a empresa que cadastrou o débito para resolver o problema.
O Serasa Antifraude possui uma ferramenta online que realiza o monitoramento dos dados do usuário para saber se estes foram detectados em algum comércio ilegal na dark web.
Isto é, parte da Internet popular para o tráfico de informações sigilosas, entre outros crimes. Além disso, o serviço também avisa o usuário quando o CPF recebe uma consulta na hora de uma compra. Ou também quando há a abertura de uma empresa no nome do cidadão, por exemplo.
É possível realizar uma consulta grátis para saber se o seu e-mail está envolvido em movimentações na dark web. Para acessar outras ferramentas de monitoramento, no entanto, é necessário assinar o serviço Serasa Premium que tem um custo mensal.
Leia também: Brasileiros Com Esses CPFs Vão Usufruir De Até R$ 3.9 Mil Do FGTS;…
Outra opção de como saber se estão usando seu CPF indevidamente e monitorar possíveis fraudes é com o SPC Avisa. Esse é um serviço que informa por e-mail ou SMS se alguma movimentação ocorreu no seu registro, como inclusão ou exclusão em algum banco de dados.
Essas, portanto, são algumas maneiras que o cidadão brasileiro tem para saber se seus dados estão sendo usados indevidamente.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…